Os trabalhos realizados com os discentes têm por objetivo aprimorar não somente o estudo e pesquisa no Direito Civil, mas prepará-los, de forma consciente, para o futuro exercício de atividades profissionais.
Os estudantes são encorajados a ler e analisar textos clássicos e contemporâneos de Direito Civil, seja em língua portuguesa, seja em língua estrangeira (espanhol, francês, italiano e inglês), com o intuito de formar um aparato crítico conceitual e pragmático.
Em seguida, um discente é nomeado relator do texto e expõe seus principais tópicos, a partir de um “Guia de Leitura” prévio distribuído a todos.
A partir disso, o conteúdo do texto é discutido tanto sob o aspecto jurídico quanto social-político. Desde o primeiro semestre de 2015, essa Atividade é desenvolvida enquadra-se no art. 2º, “c” da Resolução COG e COCEX 4738 de 22/02/2000 como prática de pesquisa e estudo, e contribui fundamentalmente para desenvolvimento cultural, humanístico, cívico e comunitário do estudante (art. 2, parágrafo 1º, 3 da mesma Resolução).