O Núcleo de Estudos de Teoria e Prática sobre a greve no Direito Brasileiro funciona em duas frentes: formação e produção.
Nessa frente, o objetivo é a produção científica conjunta, nos moldes do que realizado junto à Mercedes, tendo sempre a preocupação de ultrapassar a pesquisa meramente bibliográfica, que predomina na Faculdade, para fazer integração com campo de pesquisa, tanto no sentindo de captação de material – a observação participante, a pesquisa-ação de Thiollient e o método de estudo de caso ampliando de Burawoy continuam sendo os paradigmas epistemológicos do Núcleo – quanto para devolver ao movimento sindical o conhecimento produzido, na forma de instrumentalização teórico-jurídica de suas atividades. Os participantes da frente de produção auxiliam a conduzir as atividades da frente de formação.
Por sua vez, a frente de formação é formada por novos integrantes selecionados entre os alunos de graduação da FDUSP e o público externo. Suas atividades, com duração de dois semestres, consistem de leitura e discussão de textos relacionados ao acúmulo pretérito do Núcleo e de pesquisa bibliográfica instrumental às atividades da frente de produção.
Os participantes que manifestem o desejo e apresentem bom aproveitamento nas atividades de formação são convidados a permanecer no Núcleo, integrando, a partir de ano conseguinte ao seu ingresso, a frente de produção.
Seu enquadramento está no artigo 2º da Resolução COG e COCEX 4738 de 22/02/2000.