A atividade proposta tem como objetivo permitir que os alunos de graduação participem da organização e do desenvolvimento da Revista de Direito Mercantil. Para tanto, as atividades exercidas pelos alunos envolverão, essencialmente: a organização do processo de submissão de artigos a serem publicados na RDM; a preparação e difusão de chamadas de artigos e demais documentos de divulgação das atividades da RDM; a análise prévia dos artigos submetidos para publicação na RDM, para posterior envio a pareceristas indicados; a organização de congresso anual na Faculdade de Direito da USP para valorização da história da RDM. A discussão dos artigos publicados e o desenvolvimento do Direito Comercial; bem como manutenção de contato com os pareceristas, com o Conselho Editorial eleito e com os autores de artigos submetidos; a organização e manutenção do arquivo da RDM; a criação de manutenção do site da RDM; e a preparação de toda documentação necessária relacionada ao cumprimento de requisitos da CAPES para a classificação no Qualis Periódicos.
A organização do processo de submissão de artigos envolve a participação dos alunos na elaboração da chamada de artigos e, após iniciado o processo de submissão, os alunos serão responsáveis por manter contato com os autores dos trabalhos e verificar a compatibilidade dos artigos escritos com os requisitos da chamada de artigos. Além disso, a eles caberá submeter os artigos aos pareceristas, garantindo que não haja, no artigo, qualquer elemento que posso indicar sua autoria, mantendo-se por conseguinte, a lisura do processo conhecido como Double blind peer review.
Enquadra-se no no artigo 2º da Resolução COG e COCEX 4738 de 22/02/2000.