O Grupo de Simulação Jurídica (SimJur) propõe-se a oferecer um ambiente em que os estudantes de Direito possam participar de simulação jurídica. Em consonância com tal objetivo, adota-se uma perspectiva que tenciona proporcionar meios complementares à formação acadêmica, de forma e compatibilizar o conhecimento adquirido em sala de aula com as exigências práticas da área.
O método de trabalho pauta-se na seleção de três horas equipes – cada qual composta por três membros –, as quais, no decorrer do processo simulado, representarão o polo ativo, o polo passivo e a Magistratura.
A simulação desenvolve-se em torno de um caso fictício, previamente elaborado pelo SimJur, e em conformidade com um cronograma divulgado no início de cada semestre. Saliente-se, aqui, que a atividade compreende o processamento de uma ação judicial em determinadas etapas: desde a sua propositura até a prolação da sentença de 1º grau.
‘Com efeito, a depender da função que venha a desempenhar no âmbito do processo simulado, cada equipe deverá elaborar peças jurídicas, a serem entregues nos prazos estipulados no supracitado cronograma.
A simulação encerra-se com a expressão de uma sentença, algo a que se dá ensejo mediante a organização de uma sessão presencial de julgamento.
Enquadra-se no artigo 2º da Resolução COG e COCEX 4738 de 22/02/2000.