O Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot ("Vis Moot") consiste em uma competição universitária internacional que aborda temas relacionados à arbitragem voltada para a solução de disputas com ênfase ao comércio internacional, especificamente aquelas regidas pela Convenção das Nações Unidas sobre os Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG).
A disputa é organizada anualmente pela Association for the Organisation and Promotion of the Willem C Vis International Commercial Arbitation Moot, com apoio institucional de diversas universidades e instituições internacionais, tais como a Queen Mary University of London, Universitàt Wien, Stockholm University, Bucerius Law School, Austrian Economic Chamber, Pace Law School, Arbitration Austria, Moot Alumni Association e United Nations Commission on International Trade Law (Uncitral).
Divide-se em fase escrita e oral. No decorrer, um caso fictício é divulgado pela organização, delineando uma disputa envolvendo a compra e venda internacional de mercadorias, a ser dirimida por meio de arbitragem. O caso contém questões prejudiciais (que versam, por exemplo, sobre a jurisdição/competência do tribunal arbitral, admissibilidade dos pedidos, dentre outros pleitos) e de mérito (que versam, grosso modo, sobre o descumprimento de obrigações fundamentais por parte de alguma das partes, seja nos termos de um contrato de compra e venda, seja nos termos da CISG).
Na parte escrita, as equipes produzem memorando em nome da parte requerente e, em seguida, produz memorando de contestação, defendendo os interesses da parte requerida, em resposta ao de requerente.
Na fase oral, diversos treinos (pre-moots) são realizados no Brasil e na Europa, muitos dos quais simulam o ambiente competitivo do Vis Moot por meio da realização de rodadas de pontos corridos, contando com quatro simulações, dos quais as equipes melhores qualificadas serão chaveadas para a fase eliminatória. A competição oficial, por sua vez, é realizada entre os meses de março e abril em Viena, na qual 64 equipes de maior pontuação avançam às fases eliminatórias.
A atividade também se dá por meio de convite a palestrantes externos ou mesmo participantes externos na atividade. Entretanto, ressalta-se que não engloba a realização de entrevistas, eventos do tipo congressos e seminários e elaboração de publicações acadêmicas.