A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
GRUPO DE PESQUISA

Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia (GPEIA)

English below

 

O Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia (GPEIA) foi fundado em 2015 com o objetivo de investigar as dinâmicas de inclusão e exclusão que operam no ambiente universitário. O grupo está vinculado ao departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP (FDUSP), sendo supervisionado pela Professora Doutora Sheila Neder Cerezetti, e com cadastro no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e na CCEx. Além da professora supervisora, o grupo também é coordenado por Cecília Barreto de Almeida, Lívia Gil Guimarães, Luciana de Oliveira Ramos e Isabelle Oglouyan de Campos.

A sua criação fez parte de um movimento amplo de mobilização na FDUSP para se refletir sobre relações entre ensino do direito, dinâmicas de exclusão e políticas de igualdade. O grupo tem como missões precípuas: (i) produzir dados acerca dos diferentes grupos que compõem a Universidade de São Paulo, especialmente a Faculdade de Direito a fim de proporcionar reflexões acerca das relações entre ensino do direito, dinâmicas de exclusão e políticas de igualdade e; (ii) formar pesquisadoras e pesquisadores para a produção de pesquisas empíricas de impacto. A partir desses objetivos centrais ao grupo, se espera promover a qualificação do debate público e da comunidade acadêmica em busca de soluções para as desigualdades e dificuldades identificadas.

Em seus quatro primeiros anos de existência, o grupo se dedicou ao estudo da desigualdade de gênero nas interações existentes nas salas de aulas. Como resultado, a pesquisa foi publicada em 2019, no formato de livro digital intitulado “Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto?” (https://bit.ly/GPEIA), pela Cátedra UNESCO de Direito à Educação da USP. O estudo ganhou destaque não só no campo dos estudos de gênero na academia, mas também no de pesquisas empíricas em direito. Nos anos subsequentes, as integrantes do grupo realizaram a intensa divulgação dos resultados, tanto nacional, quanto internacionalmente.

Desde 2021, o GPEIA conduz outras duas pesquisas empíricas na FDUSP. Uma delas trata dos desafios das docentes mulheres em suas carreiras e trajetórias acadêmicas. A outra tem como objeto as relações étnico-raciais na faculdade, a partir da implementação das cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas. Como produtos destinados à comunidade acadêmica e não-acadêmica, objetiva-se a elaboração de relatórios e artigos acerca dos resultados encontrados.

O grupo já participou de inúmeros congressos acadêmicos; organizou eventos na FDUSP; e se envolveu com outras tantas iniciativas como aulas, podcasts, debates, palestras em instituições de ensino, escritórios de advocacia e organizações da sociedade civil. O trabalho realizado pelo GPEIA foi mencionado em diversas oportunidades nas mídias, como NEXO, Folha de São Paulo, Rádio CBN, Revista Pesquisa FAPESP, Revista Quatro Cinco Um (indicado entre os melhores livros de feminismo em 2019), Migalhas e Jota.

Para acessar as novidades do GPEIA e suas redes sociais: https://linktr.ee/gpeia

 

 

-----------------------

 

The Centre for Inclusion in Academia of the University of São Paulo (GPEIA) was founded in 2015 with the aim of investigating the dynamics of inclusion and exclusion within the university environment. The group is affiliated to the Commercial Law department of the Faculty of Law at the University of São Paulo (FDUSP) and is supervised by Professor Dr. Sheila Neder Cerezetti. GPEIA is registered in the CNPq research group directory and the CCEx. In addition to the supervising professor, the group is also coordinated by Cecília Barreto de Almeida, Lívia Gil Guimarães, Luciana de Oliveira Ramos, and Isabelle Oglouyan de Campos.

Its creation was part of a broader mobilization movement within FDUSP to reflect on the relationships between legal education, dynamics of exclusion, and equality policies. The group's main missions are: (i) to produce data on the different groups that make up the University of São Paulo, especially the Faculty of Law, in order to foster reflections on the relationships between legal education, dynamics of exclusion, and equality policies; and (ii) to train researchers to produce impactful empirical research. Through these central objectives, the group aims to promote the enhancement of public debate and the academic community in search of solutions to identified inequalities and difficulties.

In its first four years of existence, the group focused on studying gender inequality in classroom interactions. As a result, the research was published in 2019 as a digital book titled "Gender Interactions in the Classrooms of the Faculty of Law at the University of São Paulo: A Hidden Curriculum?" (https://bit.ly/GPEIA) by the UNESCO Chair on the Right to Education at USP. The study gained recognition not only in the field of gender studies in academia but also in empirical legal research. In subsequent years, the group members extensively disseminated the findings nationally and internationally.

Since 2021, GPEIA has been conducting two other empirical research projects at FDUSP. One focuses on the challenges faced by female professors in their careers and academic trajectories. The other examines ethnic-racial relations within the faculty, specifically related to the implementation of quotas for Black, mixed-race, and Indigenous individuals. The intended outputs for both projects, aimed at the academic and non-academic community, include the production of reports and articles on the findings.

The group has actively participated in numerous academic conferences, organized events at FDUSP, and engaged in various initiatives such as lectures, podcasts, debates, and presentations at educational institutions, law firms, and civil society organizations. The work carried out by GPEIA has been mentioned on several occasions in the media, including NEXO, Folha de São Paulo, Rádio CBN, Revista Pesquisa FAPESP, Revista Quatro Cinco Um (listed among the best feminist books in 2019), Migalhas, and Jota.

To keep track of GPEIA’s news, projects and social media, access: https://linktr.ee/gpeia 

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000