O Núcleo de Pesquisa e Extensão "O Trabalho além do Direito do Trabalho" é um grupo de docentes e discentes voltado à pesquisa e à atividade de extensão universitária com atuação no marco dos chamados trabalhos alternativos, desregulamentados ou marginalizados, que hoje não se subordinam à lógica própria do Direito do Trabalho de feitio contratualista e fordista-taylorista e nem se apropriam de suas garantias sociais.
De acordo com a coordenação, como se dá, por exemplo, com a prostituição, a coleta e reciclagem autônoma de rejeitos, a pregação religiosa coletivamente organizada e o trabalho infanto-juvenil clandestino.
Orientado pelo professor associado Guilherme Guimarães Feliciano, o grupo reúne-se às segundas-feiras, a cada quinze dias.
Dentre as discussões mais recentes estão trabalho religioso (igrejas neopentecostais), homens-placas e similares, trabalho ilícito em narcotráfico, trabalho infantil ilícito, cortadores de cana-de-açúcar, flanelinhas, prostituição e indústria pornográfica, tecelagens clandestinas e modalidades análogas, trabalhadores “uberizados” (Uber) e demais.