A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), por meio de sua Comissão de Graduação, em convênio com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e a Fundação Arcadas, é uma das instituições de ensino promotoras do Projeto Incluir Direito.
O Projeto Incluir Direito nasceu em 2016, quando um grupo de advogados(as) do CESA, membros do Comitê de Diversidade e Responsabilidade Social, reuniu-se para estudar o problema da baixa participação de pessoas negras em escritórios de advocacia. Para lidar com essa questão, o projeto passou a investir no apoio a estudantes negras e negros de cursos de Direito.
O projeto começou em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e, então, foi ampliado para a FDUSP, para a Faculdade Nacional de Direito (FND – UFRJ), para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), e ainda com projetos de expansão.
Na FDUSP, o Projeto Incluir Direito é destinado a discentes autodeclarados negros (pretos e pardos) ingressantes pela reserva de vaga PPI via FUVEST ou SISU, e regulamente matriculados entre o 3º e o 8º semestres da graduação.
Tem por objetivo oferecer capacitação profissional e preparar discentes para a participação nos processos seletivos de estágio nos escritórios de advocacia vinculados ao CESA e patrocinadores do projeto, por meio de:
iii. acompanhamento (mentoring) de cada discente, por meio de um(a) advogado(a) destacado(a) pelo CESA, ao longo de sua permanência no projeto, de modo a potencializar e direcionar as experiências, e aumentar sua chance de sucesso nas seleções dos escritórios associados;
Os cursos de capacitação são oferecidos aos sábados e buscam desenvolver competências dos alunos em quatro grandes áreas: (1) Comunicação estratégica, (2) Direito e relações raciais, (3) Vivência em ambiente corporativo e (4) Mentoria: teoria e prática.
Além disso, o projeto já reúne importantes reconhecimentos como: Prêmio de Iniciativa para a Diversidade, da publicação Latin Lawyer (2018); Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da Prefeitura de São Paulo (2021-2022); X Prêmio Dr. Benedicto Galvão, da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP (2021); e 18a edição do Prêmio Innovare (2021), na categoria advocacia.
Professores coordenadores:
Sheila Christina Neder Cerezetti
Flávio Roberto Batista
Coordenação Executiva:
Cecília Barreto de Almeida
Camila Torres Cesar
Mais informações em: