CCinN-FD - A ComissĂŁo
GRUPO DE PESQUISA

Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital

grupodepesquisatrabalhocapital@gmail.com

O Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo tem por linha mestre discutir temas para a formulação de uma crítica radical da conjuntura atual das relações de trabalho. Formado nos corredores da SanFran é integrado por estudantes de graduação e de pós-graduação e busca, por intermédio de reflexão crítica, compreender as relações sociais desenvolvidas no contexto do modelo capitalista de produção.

Sem perder de vista a necessária postura crítica sobre o papel do Direito, os estudos realizados pelo Grupo objetivam extrair da racionalidade jurídica, criada no contexto da formação do Direito Social, a linha de argumentação fundamental para se chegar à efetivação de postulados que possam constituir, concretamente, formas de elevação da condição de todos os seres humanos.

O GPTC está integrado à Rede Nacional de Grupos de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social.

Compõem objeto e metodologia do estudo a avalição das alterações sofridas na formação histórica do Direito do Trabalho, com ênfase na evolução legislativa e sob perspectiva constitucional. Aprofundada a discussão em torno da repercussão da teoria neoliberal sobre os direitos da classe trabalhadora, realizando-se, na sequência, estudo sobre a questão da opressão das mulheres na sociedade patriarcal e androcêntrica dentre outros.

A coordenação é do professor associado Jorge Luiz Souto Maior.

Faculdade de Direito - Universidade de SĂŁo Paulo
Largo SĂŁo Francisco, 95