O Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo, da Faculdade de Direito da USP, tem como linha de ação o estudo das mais importantes obras de Karl Marx, bem como os marxistas e às suas teorias.
Pretende-se, portanto, com o conhecimento da obra desses autores, reforçar a lógica da centralidade do trabalho em detrimento de outras discursivas que têm ocupado os direitos humanos e sociais.
Assim, aspectos como gênero, sexualidade e raça são analisados, a partir da centralidade do trabalho e da luta de classes, utilizando-se de aportes teóricos marxianos e marxistas. Despojados do caráter meramente emancipatório a que se atribui aos direitos humanos, pretende analisar as contradições enunciadas por seu discurso. Nessa linha, pretende-se realizar vários estudos de mestrado e doutorado, além de se promover cursos e debates temáticos.
Nessa linha, promove constantemente estudos sobre o governo Stálin, estado e a revolução, leituras de material como porta de entrada para a crítica marxista do direito: “A legalização da classe operária” e demais.