Revista Acadêmica São Francisco

Diálogo acadêmico entre discentes e docentes

Cada edição da RASF, além do conjunto dos trabalhos acadêmicos submetidos e aprovados para publicação, terá duas seções permanentes: uma entrevista com docentes com especial dedicação à pesquisa em Direito; e um artigo científico de um(a) professor(a) convidado(a).

O propósito da entrevista é fornecer ao público-leitor uma visão sobre a trajetória acadêmica de professoras e professores universitários com dedicação à pesquisa em Direito. Por meio da entrevista, esperamos que estudantes de Graduação possam conhecer as histórias, os dilemas, as motivações, as dificuldades e os êxitos desses professores e dessas professoras no processo de construção e desenvolvimento de uma carreira acadêmica, desde a graduação até a docência, passando pela pós-graduação. A entrevista também é uma excelente oportunidade para conhecermos um pouco da agenda de pesquisa dos e das docentes, uma vez que grande parte das disciplinas que ministram acabam por não contemplar sua produção acadêmica mais recente.

O artigo do(a) professor(a) convidado(a), por seu turno, tem o objetivo de aprofundar o diálogo entre a produção acadêmica docente e discente. Consideramos que seria interessante nosso público-leitor não apenas conhecer as principais reflexões da linha de pesquisa de um(a) docente (como faremos na entrevista), mas também travar contato com um artigo acadêmico propriamente dito elaborado por esse(a) docente. Nesse sentido, trata-se de seção que terá tema livre. Imaginamos, igualmente, que o fato de um artigo de um(a) professor(a) universitário(a) ladear trabalhos de graduandos(as) na RASF traz à Revista interesse e prestígio adicionais.