É com extremo pesar que a Faculdade de Direito da USP informa o falecimento do professor Newton Silveira, de Direito Civil e de Pós-Graduação. Mestre em Direito Civil, doutor em Direito Comercial também pela FDUSP, foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual e conselheiro na Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, além de membro em diversas associações nacionais e internacionais.
O velório acontece a partir das 08h00 desta sexta-feira (23/12), na sala 5 do cemitério Gethsêmani Morumbi e será sepultado, às 13h, no mesmo local.
O diretor da SanFran, professor Celso Fernandes Campilongo, lamentou. “Será uma enorme e sentida perda, não apenas para a Faculdade, mas para o Direito Comercial nacional. Newton Silveira era muito querido e respeitado por todos”, disse.
O professor Antonio Carlos Morato (DCV-FDUSP), que foi seu aluno na Pós-Graduação e esteve, recentemente, com Silveira em uma banca de pós, lembrou que o docente sempre foi muito gentil e bem-humorado. “Guardo com muito carinho as inúmeras bancas que participamos juntos, os eventos e textos conjuntos. Uma pessoa muito especial”, disse.
Morato acrescentou ainda que ele era referência no estudo da propriedade intelectual, especialista em marcas e patentes e no direito autoral.
Como escritor, Silveira lançou inúmeros livros e escreveu mais de 400 artigos em edições especializadas. Entre suas obras estão “Curso de Propriedade Industrial” (1987); “Licença de Uso de Marca e outros Sinais Distintivos” (1984); “A Propriedade Intelectual e a Nova Lei de Propriedade Industrial” (1996); e Propriedade Intelectual (2005).