Educação

Encontro e formatura marcam os dez anos do Programa Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior

Os dez anos do programa Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior (Pites), regido por um convênio entre a Universidade de São Paulo e as universidades francesas Jean Moulin Lyon 3, Lumière Lyon 2 e Jean Monnet de Saint-Étienne, foram comemorados durante evento que contou com professores e dirigentes das instituições envolvidas. A cerimônia foi realizada no auditório do IEA e teve também diplomação de formatura da 7ª turma de Graduação e da 2ª turma de Master.

O programa é coordenado pelo professor Fernando Menezes d Almeida (DES-FDUSP) e permite que estudantes da Faculdade de Direito da USP (FDUSP) possam obter o diploma de licence en droit, que corresponde no Brasil ao diploma de graduação em Direito, e Master 2, correspondente a uma Pós-Graduação, ambos emitidos pelas instituições francesas e com validade europeia. Conforme explica, é o maior programa de internacionalização de Graduação da USP (com ingresso de 90 novos alunos por ano).

O reitor da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Jr., destacou a dedicação dos alunos em superar barreiras linguísticas e culturais. “Vocês são exemplos de excelência e perseverança. Com essa dupla diplomação, estamos cada vez mais perto de uma mudança na mentalidade da nossa Universidade e da nossa sociedade, com uma qualidade de formação muito mais aperfeiçoada”, disse.

Por sua vez, Fernando Menezes destacou a importância da iniciativa para a integração entre as duas nações. “Nesses dez anos, já formamos profissionais que, mantendo suas raízes no Brasil, reforçam esses laços de internacionalização que são essenciais em um mundo cada vez mais globalizado”, disse.

A vice-diretora da FDUDP, professora Ana Elisa Bechara, comemorou a parceria. “Esse convênio, essa internacionalização, está na essência da nossa Universidade. Vivemos em uma sociedade global, com desafios globais. E é com programas como esse que conseguimos formar profissionais do direito capazes de lidar da melhor maneira com essas questões”.”

Também presente, o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, reiterou sua alegria em participar da celebração do Pites, que foi criado durante sua gestão como reitor da USP, em 2014.

A técnica acadêmica na FDUSP, Vilma Freitas Matos, responsável pela organização administrativa do programa também esteve presente. Cabe a ela atender às necessidades dos estudantes, ajudando com o fornecimento de documentos e fazendo a interface com os professores.

Na cerimônia, os alunos receberam o diploma francês de licence e master. Em francês, os alunos da USP Cassiano dos Santos Dourado de Tobias Ribas e Luiza Roman de Oliveira Toledo, escolhidos como oradores de cada nível de graduação, agradeceram a dedicação dos dirigentes universitários dos dois países para o sucesso do Pites e para a qualidade de suas formações.

Também estavam presentes no evento o reitor da Universidade Jean Moulin Lyon 3, Gilles Bonnet; o pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade de Lumière Lyon 2, James Walker; e o pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Jean Monnet Saint-Étienne, Alain Troulier.

#fdusp #direitousp #pites #lyon3 #frances #fapesp