Direitos Humanos, mídias sociais e democracia: perspectivas de Direito Nacional e Internacional estarão em discussão no VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, que acontece entre os dias 12 e 14 de outubro. Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquise e Promoção de Direitos Humanos, com apoio institucional da Faculdade de Direito de Coimbra, o tema será abordado em palestra do professor André de Carvalho Ramos, Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP, e Daniela Bucci, mestre pela FDUSP, a partir das 07h00 (Brasília), do dia 12.
No debate, a relação entre direitos humanos e democracia, que está evidenciada no fato de que esta exige o reconhecimento de, pelo menos, alguns direitos essenciais para o seu exercício. Entre os quais, estão direitos políticos, direitos de participação, liberdade de expressão e de informação, dentre outros.
“Aliado a este cenário, a era digital pode oferecer um ambiente para fomentar o debate, facilitando o acesso a informações e fomentando mobilizações populares ou, o inverso, ocasionando violação de direitos, interrupções democráticas; daí porque é relevante discutir sobre a relação dos direitos humanos, mídias sociais, democracia e as novas perspectivas de direito nacional e ou internacional oriundas deste cenário. Propõem-se duas linhas de debate.”
Os interessados podem se inscrever como ouvintes até às 23h59 (Coimbra) deste domingo.