As duas mais antigas e principais Faculdades de Direito do Brasil se unem para dar início as discussões de ações conjuntas visando seus 200 anos. A FDUSP e a FD de Olinda (que passou a funcionar em Recife) têm origem a partir da criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827.
Em reunião no Largo São Francisco, a diretora eleita da FDUSP, Ana Elisa Bechara, e Antonella Galindo, vice-diretora da FD-UFPE, conversaram sobre a importância da data e começaram a traçar alguns dos pontos que serão conduzidos pelas duas instituições. Algumas das iniciativas gerais já foram iniciadas pela SanFran, como a instalação da Comissão dos Festejos dos Cursos Jurídicos, a escolha da logomarca, bem como diversos outros encontros com autoridades do Judiciário e de representantes da sociedade.
Ana Elisa recordou que, desde 2022/2023 as instituições começaram a estreitar os laços. “Desde o início da nossa gestão, a gente já começou a dialogar, não só em torno dos 200 anos, mas em torno da ideia de que as faculdades precisam trabalhar em conjunto, precisam estreitar parceria”, disse. E acrescentou: “Nossa reunião não é somente acerca da celebração dos 200 anos com a importância histórica, mas para pensar conjuntamente o futuro. Para os desafios que a gente tem, como as duas instituições de Direito mais antigas do Brasil, pensando nos desafios do ensino jurídico, pensando nos desafios do direito para o agora e o amanhã”.”.
Antonella Galindo ressaltou ser importante, nesse momento, as duas instituições estarem discutindo várias ações juntas, porque são as duas faculdades de Direito mais antigas do Brasil. “Os 200 anos dos Cursos Jurídicos do Brasil serão comemorados em 2027, graças às nossas grandes instituições. Nada melhor do que trabalharmos juntas para incrementar essas parcerias e essa celebração festiva, cultural, acadêmica, científica desses nossos 200 anos, que tanto nos orgulham, tanto lá em Recife, como aqui em São Paulo”, afirmou.
A instalação dos cursos jurídicos no Brasil ocorreu oficialmente em 11 de agosto de 1827, por decreto de D. Pedro I, criando as faculdades em São Paulo (Largo de São Francisco) e Olinda (Convento de São Bento), um marco fundamental para a emancipação intelectual e formação do Estado brasileiro após a Independência. Para além de reduzir a necessidade de os brasileiros irem estudar em Portugal, fortaleceu a autonomia do Brasil.
#fdusp #fdufpe #cursosjuridicos #bicentenário #fdusp200