A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direitos Humanos
Direitos Humanos

A necessária discussão pela Equidade Racial é tema de livro que conta com artigos de discentes e antigos alunos da FDUSP

Iniciativas para combater o racismo estrutural, bem como medidas que já vem sendo adotadas na direção de ampliar as ações existentes, estão registradas em artigos de alunos da Faculdade de Direito da USP, no livro “Equidade Racial: um debate necessário”, que foi lançado na ultima quarta-feira (29/11).

Entre os textos de estudantes de diversas academias estão “Hermenêutica jurídica antirracista: uma revolução científica”, de André Cozer dos Santos; “Afroconveniência eleitoral no Brasil: notas sobre as suspeitas de fraude nas declarações raciais de 2022”, de Lucas Módolo; “Pratique ou explique: o movimento das bolsas de valores pelo mundo para promover o aumento da diversidade corporativa e o caso brasileiro”, de Gabriel da Silva Prado; e “Othelo na Faria Lima: o papel da Big Law no combate ao racismo no Brasil”, de Cristóvão Borba.

A publicação, que decorre de concurso de monografias realizado em 2022, conta, portanto, com artigos publicados por discentes de graduação e antigos alunos da FDUSP.

Cozer buscou analisar a possibilidade de mudança no método hermenêutico tradicional com objetivo de erradicar o racismo estrutural. Para isso, reconstruiu a formação jurídica hermenêutica tradicional, colocando como ponto último a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Por sua vez, Borba escreveu sobre  o papel das big law firms no combate ao racismo no Brasil. Promove análise sobre como grandes firmas de advocacia podem contribuir na formação de uma elite jurídica nacional e na atuação, pro bono, em demandas relacionadas à questão de raça.

Navegando no âmbito do direito eleitoral e antiracismo, Modolo analisa a possibilidade de fraude na declaração racial no último pleito eleitoral e a necessidade de um controle firme antifraude para garantir a efetividade das ações afirmativas na seara política.

Silva Prado buscou analisar a maneira como as bolsas de valores e órgãos reguladores vem implementando metas para aumento da diversidade racial nos órgãos deliberativos de sociedades empresariais.

A publicação é resultado do primeiro concurso de monografias sobre Equidade Racial promovido pela Comissão da Diversidade, Equidade & Inclusão de Pinheiro Neto Advogados, que recebeu 34 trabalhos. A variedade e fartura das propostas veiculadas nos textos revelam que o que falta para transformar nossa realidade é apenas vontade política.

Confira mais detalhes sobre a  publicação. Reverbere: https://encurtador.com.br/xELM1

 

#fdusp #direitousp #equidaderacial #racismoestrutural

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000