Especiais

Semana de 1922 e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco

No ano em que se comemora a Semana de Arte Moderna, marco nacional de mudança cultural e política do país, a Faculdade de Direito da USP chama alunas, alunos e toda a sociedade para evento que será realizado em seu tradicional Prédio Histórico. De 22 a 25 de março, acontece a “Semana de 1922 e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco”.

No primeiro dia, às 10h30, a abertura ficará a cargo do diretor, professor Celso Campilongo. Em seguida, o professor Samuel Rodrigues Barbosa (DFD-FDUSP) profere a palestra “Modernismo e Crítica ao Bacharelismo”. No mesmo dia, às 19h, acontece a Récita nas Arcadas: Academia de Letras. A récita será feita por membros da Academia de Letras no Pátio das Arcadas, ocasião em que serão recitados poemas autorais e, também, de outros autores, com foco em poetas modernistas.

As atividades do dia 23 começam com a palestra “O Direito à Pesquisa: Oswald de Andrade e o Modernismo de 1922”, com a professora Maria Augusta Fonseca, Sênior de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP; e Marília de Andrade, doutora em Psicologia pela Columbia University, filha de Oswald de Andrade. Às 19h, será a vez do “Cine-Debate: ‘Macunaíma’”, na Sala dos Estudantes. Haverá debate após a exibição do filme.

Para 24/03, às 10h, “Quem estava e quem faltou na semana modernista de São Paulo?”, caberá a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz. Na sequência, a professora Gênese Andrade (FAAP) aborda “Ausências, lacunas e hipóteses em torno dos modernismos”.

Às 12h, está programado o lançamento da exposição “Das Arcadas à Semana de 1922” e às 19h, ocorre a apresentação de Maculelê: Anjos do Sol, seguida da palestra “Modernismo e a Faculdade de Direito”, com o diretor Celso Campilongo, e Maria Lucia Beffa, diretora do Serviço de Biblioteca e Documentação da FDUSP.

Encerram os trabalhos, no dia 25, “O Modernismo e o Circo: um olhar jurídico sobre as artes”, com Rodrigo Guimarães Buchiniani, Direito Constitucional, a partir das 10h30. Na sequência tem apresentação do Circo Voador, com o Grupo Adsomos, seguido de dança antropofágica, com o Grupo Dançart’s.

De acordo com os organizadores, entre os focos está destacar a cultura africana, que compõe a cultura brasileira, mas que foi esquecida na Semana de 22. Apesar de a arte moderna buscar essa valorização da cultura brasileira como um todo.

Presencial, com transmissão de alguns eventos pelo Canal do YouTube da Faculdade.