A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Internacional
Direito Internacional

Coletânea reúne artigos em torno do "Direito Internacional - Entre tradição e revolução no século XXI"

“Direito Internacional – Entre tradição e revolução no século XXI”, lançado na quarta-feira (08/06), reúne trabalhos de alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da USP em torno da questão.

Com prefácio escrito pelo professor Paulo Borba Casella, DIN-FDUSP, a coletânea tem 53 autores-colaboradores, sendo 46 da Universidade de São Paulo.

Com grande colaboração de integrantes dos núcleos de Estudos Internacionais da FDUSP, coordenado por Casella, e de Proteção de Dados, coordenado pelo professor Carlos Portugal Gouvêa (DCO).

Os organizadores do livro, Bruna Sueko Higa de Almeida e Guilherme Stabile Nogueira, fizeram a apresentação durante o lançamento.

De acordo com Casella, a coletânea merece destaque por explorar interfaces do Direito Internacional nos âmbitos da “Tecnologia”, “Humanitário e da proteção do indivíduo”, bem como a questão dos refugiados, da proteção do Meio Ambiente, os desafios do Direito Internacional do Mar.

Estão em análise as relações internacionais – especificamente na “legítima defesa contra agentes não-estatais: limites jurídicos da aplicação da Carta da ONU no pós-guerra contra o terror”. Ampliam o escopo questões sanitárias em relação à gestão compartilhada de pandemias e, ainda, de todos os desafios da matéria privado no contexto do presente século.

Os organizadores destacam que o foco é debater as mais relevantes questões do direito internacional do século XXI. “Para atingirmos esse objetivo, é vital termos como premissa que o direito internacional pós-moderno é complexo na acepção original do termo, ou seja, é uma construção normativa composta de numerosos elementos interligados que interagem entre si de variadas formas”.

Para eles, o século XXI tratou de sabotar os lugares-comuns do DIN clássico. “Esta obra tem o intuito de oferecer um passeio panorâmico pelas principais áreas do Direito internacional de nosso século, na esperança de que a compreensão de alguns elementos únicos”. Os artigos estão agrupados em dez áreas mais gerais, correspondentes a desafios novos ou com importância renovada desse século. Editora dos Editores, 352 páginas.

 

 

Saiba mais, compartilhe

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000