A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Diversidade
Diversidade

Por equidade, FDUSP pede alteração no Regimento Geral da USP

Por equidade, FDUSP pede alteração no Regimento Geral da USPTendo como objeto promover a equidade de gênero e a ampliação da diversidade na universidade, os diretores da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo (diretor) e Ana Elisa Bechara (vice-diretora) encaminharam à Reitoria da Universidade de São Paulo proposta de alteração do Regimento Geral da USP.
A proposta de anteprojeto de emenda ao RG-USP tem como base sugestão apresentada pelas professoras Paula Forgioni, Nina Ranieri e Bechara, visando à equidade de gênero e à ampliação da diversidade, aprovada por unanimidade na reunião da Congregação da FDUSP (31 de março).
Nas justificativas, a proposição ressalta que nos 30 anos de vigência do RG, chama a atenção a ausência de discussões e atualizações de equidade de gênero e raça, diversidade e inclusão, a despeito da atuação de diversas pesquisadoras e pesquisadores, e de importantes iniciativas no campo das relações de gênero. Na direção de mudança são citadas inúmeras iniciativas, como o Escritório USP Mulheres, e a necessidade de avançar no sentido de alcançar a igualdade de gênero e empoderamento feminino.
Após demonstração de dados, embasados em pesquisas, com inúmeros dados, o documento assinala que o gênero tem influência marcante na construção das carreiras acadêmicas. “Além de estarem em quantidade muito inferior no quadro geral das unidades da USP, as mulheres concentram-se em algumas das unidades, enquanto os homens aparecem mais distribuídos, o que demonstra maior aceitação de sua presença em uma maior variedade de espaços.”
“A mudança de matrizes culturais exige esforço, persistência e dedicação. A adoção de solução ampla, consistente na adequação do RG à equidade de gênero, parece, portanto, mais adequada ao enfrentamento de desigualdades na comunidade acadêmica. Para o êxito de tal desafio, é necessário que homens e mulheres trabalhem juntos, com consciência sobre seu poder de transformação”, ressalta.
Entre os acréscimos na proposta está, por exemplo, o parágrafo único ao artigo 13. Passa a contar a seguinte redação: “O Reitor buscará observar a paridade de gênero e racial entre os designados”.
O artigo 125, por sua vez, teria inclusões dos parágrafos 8, 9 e 10. Sendo que o §9º ressalva que os editais deverão incentivar a candidatura de minorias sociais ou de pessoas que apresentem marcadores sociais de diferença. Já o §10 acentua que as Unidades deverão divulgar amplamente os editais, de forma a garantir a sua veiculação à toda a sociedade, inclusive a minorias sociais.

 

Confira a íntegra da proposta

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000