Diretoria

Arrecadação SOS Rio Grande do Sul atinge mais de R$ 800 mil em dinheiro, além de água potável e diversos outros produtos

A universidade de São Paulo, com o apoio de suas unidades, como a Faculdade de Direito da USP, arrecadou mais de R$ 800 mil em dinheiro e aproximadamente 18 mil garrafas de água potável, bem como um mil garrafas de detergente, 15 mil litros de água sanitária e uma tonelada de sabão em pó dentro da campanha “Vamos ajudar as vítimas das enchentes no RS”.

A ação também arrecadou meia tonelada de ração para cães e gatos, roupas, colchonetes, cobertores, travesseiros, fraldas descartáveis e absorventes.

O valor de doações por Pix atingiu a marca de pouco mais de R$ 600 mil, que estão sendo utilizados para a compra de itens de higiene e limpeza, colchões, água, cobertores e cestas básicas. A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) doou mais R$ 200 mil, que será utilizado nas despesas das viagens até o Rio Grande do Sul (RS). Todo o material está sendo enviado para o Fundo Social de São Paulo.

As doações via Pix ainda podem ser feitas até este dia 10, às 15h, pelo e-mail pixfsantander@fusp.org.br .

A campanha “Vamos ajudar as vítimas das enchentes no RS” começou no último domingo, dia 5, se estendeu até a quarta-feira, dia 8, em todos os campi da Universidade, e contou com a parceria da Fusp, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

Em dez dias choveu no Estado gaúcho cerca de um quarto do esperado para um ano – entre 24 de abril e 4 de maio foram 420 milímetros de chuva, enquanto a média anual fica em torno de 1.500 milímetros. Quase um milhão de imóveis ficaram sem água e seis barragens, em várias regiões do RS, estão em situação de emergência. A maior parte dos moradores das cidades atingidas, inclusive a capital Porto Alegre, teve de sair de suas casas, abrigando-se em locais públicos, casas de familiares e de amigos.