A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Ser Franciscano
Ser Franciscano

Projeto Adote uma Sala preserva o patrimônio histórico e moderniza os espaços da Faculdade

As inovações feitas no Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP, por meio do programa Adote uma Sala, tem ganhado cada vez mais repercussão. O sistema consiste em formação de um grupo, geralmente uma determinada turma de antigos alunos das Arcadas, para adoção de um espaço a ser restaurado em todo seu contexto, desde cadeiras, pisos, janelas, paredes, tomadas até as tecnologias mais amplas, como projetores, microfones e condicionamento de ar, dentre outros abrangidos.

“Tudo isso, feito com o carinho de quem aqui estudou”, assinala o diretor da FDUSP, Celso Fernandes Campilongo. Ele ressalta que ampliar a participação é significativo para entregar uma São Francisco cada vez mais aconchegante e moderna para receber seus estudantes. Há projetos prontos, esperando apenas para serem adotados. Para isso, basta procurar a diretoria e se informar ou enviar um e-mail para fd@usp.br.

O edifício da SanFran, como é chamado pelos estudantes, é tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo. Por isso, as técnicas para as melhorias em tecnologia e conforto estão de acordo com as diretrizes dos órgãos de preservação.

Conforme destaca matéria no Jornal da USP, a restauração segue um Plano Diretor de Preservação, desenvolvido em 2020 pelos arquitetos e urbanistas Marcio Coelho e Ana Marta Ditolvo e aprovado com a supervisão do Conpresp, em nível municipal, e do Condephaat, estadual. “É um instrumento para entender o edifício na sua totalidade, seu tombamento e como ele deve ser preservado, além de definir diretrizes e prioridades de preservação”, explica Coelho.

“Muitas cadeiras estavam danificadas e não havia tomadas para carregar os computadores”, exemplifica Campilongo, sobre o estado anterior às obras das salas de aula. “E a Faculdade tem seu patrimônio preservado, o único lugar de todo o Brasil onde se ensina o Direito desde 1827”, acrescenta.

A atualização mobiliária cobre mesas, cadeiras, pisos, lambris, pintura, iluminação, forro, ar-condicionado, tratamento acústico, parte elétrica, áudio e vídeo e demais. Elementos arquitetônicos e o mobiliário, como vitrais, lustres e quadros, também estão sendo restaurados em outros braços da iniciativa. Das ações prioritárias, em primeiro lugar está a reforma da cobertura, já em andamento, para lidar com problemas de infiltração, além de outras questões que representam risco à saúde da comunidade que frequenta o prédio.

Já são mais de 17 salas reformadas desde o início projeto, que teve seu embrião na gestão José Rogério Cruz e Tucci, ganhou força na diretoria de Floriano de Azevedo Marques Neto e, agora, continua com Campilongo. Duas dessas Salas foram inauguradas no último dia 13 de maio. São elas Pires da Motta e Cesarino Júnior, ambas no terceiro andar do Prédio Histórico.

 

Leia matéria completa: https://bit.ly/439f7uR . Saiba mais, participe dessa iniciativa: fd@usp.br

 

#fdusp #direitousp #usp #adoteumasala #arcadas

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000