A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
Diretoria
Diretoria

Manual da Comissão de Graduação traz todas as informações para os estudantes da FDUSP

A Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP, presidida pela professora Nina Ranieri, elaborou manual com diversas dicas para as(os) alunas(os). A cartilha, apresentada na Reunião da Congregação (colegiado máximo da instituição) traz desde o funcionamento do sistema Jupiter, passando pelas disciplinas, grade horária, notas e aprovação, histórico escolar, médias, até o programa de bolsas, estágios e intercâmbio.

 

Na apresentação, os diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara ressaltaram a importância do documento. “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, sobretudo às(os) funcionárias(os) da Comissão de Graduação e de Serviço de Graduação. Esse manual não somente irá fazer parte da página da Faculdade como também será apresentado na Semana de Recepção aos Calouros”, disse Ana Elisa. “No Manual estão todas as atividades e a forma de como proceder”, acrescentou Nina Ranieri.

 

Em suas 62 páginas, apresenta, por exemplo, o período ideal de matrícula, as solicitações que podem ser feitas à Comissão de Graduação e ao Serviço de Graduação, bem como matrícula nas disciplinas do TCC/Tese de Láurea; Fim da 1ª e 2ª interações de matrícula; exclusão de disciplina, e muito mais.

 

Explica ainda o sistema de avaliação da FDUSP, que combina a autonomia dos docentes com regras institucionais claras para aprovação. “Cada professor possui liberdade de cátedra para definir a metodologia de ensino e as formas de avaliação de sua disciplina, podendo utilizar provas escritas, trabalhos, seminários, atividades práticas, resenhas ou participação em aula”, diz o texto.

 

Adiante, traz dicas de Extensão, observando alguns pontos, como o regime de créditos. Na questão “Estágio”, explica que constitui uma etapa fundamental da formação jurídica.

 

Traz dica dos sistemas, como o “Apolo”, responsável pelo gerenciamento dos cursos de extensão universitária ofertados pela USP. O “Atena”, plataforma destinada ao acompanhamento e à formalização das atividades de pesquisa na Universidade; o “Mundus”, utilizado para gestão da mobilidade internacional na USP; o “Juno”, dedicado à gestão editorial das publicações científicas vinculadas; o “Nereu”, para acompanhamento técnico, monitoramento de serviços e gestão da infraestrutura digital; o “Moodle USP”, ambiente virtual de ensino utilizado para apoio às atividades acadêmicas. Também estão aplicativos, como “e-Card USP”, versão digital da carteira universitária.

 

Consta na cartilha os contatos de todos os setores, desde as Comissões aos Departamentos; e finaliza com o “Cancelamento de Matrícula”.

 

A versão definitiva estará no ar em 2026.

 

#fdusp #direitousp #manual #graduacao

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000