A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Núcleos de Trabalho
Núcleos de Trabalho

Núcleo de Pesquisa e Extensão "O Trabalho além do Direito do Trabalho" recebe inscrições

Interessados em participar de pesquisa (teórica e prática), bem como de atividades de extensão, neste primeiro semestre, em atividades sobre legislações trabalhistas podem se inscrever no Núcleo de Pesquisa e Extensão “O Trabalho além do Direito do Trabalho: Dimensões da clandestinidade jurídico-laboral” (NTADT), da Faculdade de Direito da USP.

O grupo tem por missão proporcionar aos discentes, na perspectiva da Ciência do Direito – e também das ciências sociais em geral –, acúmulo crítico sobre dimensões do mundo do trabalho que subsistem, no todo ou em parte, à margem do sistema jurídico trabalhista ou mesmo à margem do próprio sistema jurídico-legal, seja por razões econômicas, seja por razões culturais, seja ainda por razões estritamente jurídicas.

Entre os desenvolvimentos de pesquisa são objeto de análise as funções de recicladores/catadores (lixo e reciclagem); Trabalho religioso; Homens-placas e similares; Trabalho ilícito em narcotráfico; Trabalho infantil ilícito; Cortadores de cana-de-açúcar; “Flanelinhas”; Prostituição e indústria pornográfica; Tecelagens clandestinas e modalidades análogas; Trabalhadores “uberizados” (Uber); Trabalho do detento; Trabalhadores da beleza; Trabalhadores intermitentes. Também serão observados Youtubers; Taskers (infoproletários em crowdwork); E-sports; Teletrabalho; Trabalho da mulher; Profissionais do meio acadêmico; Advogados associados; Trabalhadores LGBTQIA+; Trabalho desportivo; Trabalhadores sob (e em) inteligência artificial.

 

Das vagas

São oferecidas quinze vagas; sendo dez reservadas aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação da FDUSP, a partir do quarto semestre (segundo ano); Cinco destinadas a estudantes de quaisquer unidades da USP ou de outras universidades, assim como para antigos alunos da FDUSP e público interessado em geral.

Às alunas e aos alunos de Graduação da USP serão concedidos créditos adicionais. Aos estudantes de Pós-Graduação, ex-alunos e público externo, serão fornecidos certificados de participação, expedidos pelo coordenador do núcleo, professor Guilherme Guimarães Feliciano (DTB-FDUSP).

 

Confira mais detalhes no edital. Inscreva-se, participe

 

Edição: Kaco Bovi  I   Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 

#fdusp #direitousp #direitodotrabalho #trabalhadores #dtb #pesquisa #extensao

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000