Termina dia 31/05 o prazo de inscrição para o Concurso de Fotografia do Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que por uma de suas missões a promoção de ações e reflexões sobre o campo do patrimônio cultural por meio da oferta de atividades de cultura e extensão universitária. Em sua segunda edição, o concurso volta-se para a região do Bixiga.
A história do bairro congrega a ocupação por negros quilombolas que ali se estabilizaram, comerciantes portugueses e, em um momento posterior, imigrantes italianos atraídos pela localidade e preços acessíveis das terras.
Na primeira edição, o concurso premiou a aluna Giovanna Diniz, da Faculdade de Direito da USP, na categoria "Imagens em Patrimônio". A estudantes faturou o primeiro lugar com a fotografia tirada durante os atos pela democracia realizados em 11 de agosto de 2022. A imagem virou capa do livro "Teoria Geral do Estado e Ciência Política", de autoria Álvaro de Azevedo Gonzaga e Cláudio De Cicco, sendo publicado pela Revista dos Tribunais.
Essa segunda edição tem por objetivo a promoção do debate e da reflexão sobre memória, pertencimento e as múltiplas formas de se compreender e viver o patrimônio cultural em um território afetivo para tantos grupos distintos, buscando a ampliação de sua compreensão e o fomento à reflexão crítica a partir de registros fotográficos.
As fotografias comporão o acervo do Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá, sendo divulgadas oportunamente em exposições, publicações e redes sociais. Para fins de participação no concurso, o edital prevê o registro fotográfico autoral dos espaços compreendidos nos diversos locais na região do Bixiga, cabendo ao interessado solicitar autorização, quando necessária, para realização de fotografias em espaços privados.
#fdusp #direitousp #usp #fotografia #concurso #patrimonio