Especiais

Marcada por grandes conquistas da gestão cessante, Fundação Arcadas tem nova diretoria

Após uma gestão exitosa na diretoria da Fundação Arcadas, de apoio à Faculdade de Direito da USP, sob a presidência do professor Flávio Yarshell (DPC-FDUSP), a instituição passa a ter nova diretoria, presidida pelo professor Fernando Facury Scaff. Para além de manter as iniciativas em andamento, que trouxeram importantes ganhos institucionais visando o aprimoramento estudantil, a nova gestão chega para somar.

"Em meu nome e, estou seguro, dos demais diretores que estiveram a cargo da Fundação Arcadas, posso dizer que entregamos a gestão à nova diretoria com a sensação do dever cumprido: situação fiscal regular, reservas financeiras compatíveis com gastos fixos, secretaria organizada e funcional, potencialidade para geração de recursos, incremento de relações institucionais, dentre outros”, afirmou Yarshell. “Registro votos de uma excelente gestão à nova Diretoria, sob o olhar atento e construtivo do Conselho Curador, em sua nova composição", acrescentou.

Facury Scaff, por sua vez, acentua algumas linhas iniciais. Dentre as quais, um primeiro passo será aproximar a Fundação Arcadas da USP. “Essa medida nos permitirá oferecer cursos com certificados conjuntos”, assinalou. “Ou seja, poderemos promover alguns cursos com certificação da Fundação Arcadas e outros a serem certificados pela Fundação Arcadas em parceria com a USP, por exemplo.”.

Entre as demais alterações previstas está a de criar um rol de modalidades de cursos, com cargas horárias específicas. Essas e todas as demais mudanças, é claro, após aprovação na Congregação da Faculdade.

O diretor da FDUSP, professor Celso Fernandes Campilongo, agradeceu a gestão anterior, que exerceu papel fundamental para o crescimento institucional, deixando legado de grandes conquistas, e felicitou os novos gestores. “Tivemos uma gestão bastante positiva ao longo desses anos. Agora, a (diretoria) que assume, continuará neste caminho e terá o desafio de pensar e promover ações visando o bicentenário dessa tradicional academia”, disse.

Foram várias as iniciativas realizadas pela gestão cessante. Ganham destaques cursos que trouxeram noções básicas de Direito, bem como os de áreas de Direito Penal Econômico; Bancário; Administrativo; voltados para licitações. No período da Pandemia de covid-19, os alunos tiveram vários oferecimentos, incluindo temas específicos como, por exemplo, “Contratos Empresariais e concorrência no contexto da covid-19”.

A Fundação também ofereceu apoio pedagógico, bem como na administração de projetos e na parte financeira. Tanto para ajudar a manter a estrutura física da Faculdade quanto para eventos organizados na SanFran, como a exposição “Das Arcadas à Semana 22”, acerca do Bicentenário da Independência do Brasil junto ao Museu da FDUSP.

Confira pequena mostra das realizações (https://encurtador.com.br/hDIPU )

DIRETORIA CESSANTE: Flávio Luiz Yarshell (Presidente); Alamiro Velludo Salvador Netto (Vice-Presidente); diretores: Fernando Campos Scaff; Heitor Sica; Maria Cristina Carmignani.

CONSELHO CURADOR CESSANTE: Fernando Dias Menezes de Almeida; Heleno Taveira Torres; Ignácio Maria Poveda Velasco; José Rogério Cruz e Tucci; Luis Eduardo Schoueri; Renato de Mello Jorge Silveira; Ana Maria de Oliveira Nusdeo; Cristiano de Souza Zanetti; Fernando Facury Scaff; José Fernando Simão; Otávio Pinto e Silva; Paulo Ayres Barreto; Paulo Henrique dos Santos Lucon; Homero Batista Mateus da Silva; Marcos Augusto Perez; Marta Cristina Cury Saad Gimenes; Marcelo Vieira von Adamek; Orlando Villas Bôas Filho; Rodrigo Pagani de Souza; Sheila Cristina Neder Cerezetti; Vinícius Marques de Carvalho; José Carlos Madia de Souza.

NOVA DIRETORIA: Fernando Facury Scaff, presidente; Patrícia Iglesias, vice-presidente. Diretores: Sheila Christina Neder Cerezetti, Marcos Augusto Perez e Francisco Satiro.

NOVO CONSELHO CURADOR:

Celso Fernandes Campilongo; Celso Lafer; Enrique Ricardo Lewandowski; Fernando Menezes de Almeida; Floriano de Azevedo Marques Neto; Gustavo Ferraz de Campos Monaco; Heitor Vitor Mendonça Fralino Sica; Helena Regina Lobo da Costa; Heleno Taveira Torres; José Levi Mello do Amaral Júnior; José Maria Arruda; José Rogério Cruz e Tucci; Juliana Krueger Pela; Luís Eduardo Schoueri; Marcelo José Magalhães Bonizzi; Nestor Duarte; Otávio Luiz Rodrigues Junior; Otávio Pinto e Silva; Paula Andrea Forgioni; Paulo Ayres Barreto; Paulo Henrique dos Santos Lucon; Paulo Henrique Rodrigues Pereira; Regis Fernandes de Oliveira; Renato De Mello Jorge Silveira.