Empenhada em ampliar a proximidade com os estudantes em período de estágio, a Faculdade de Direito da USP atendeu pedido encaminhado pela Representação Discente, para eleição de um representante e um suplente no Setor de Estágio e Núcleo de Prática Jurídica da FDUSP.
A Portaria 35/2022, assinada pela vice-diretora, Ana Elisa Liberatore Bechara, entrou em vigor em 10 de outubro.
Conforme explica Bechara, a RD solicitou a criação desses cargos com o objetivo de estabelecer maior comunicação institucional entre a Faculdade e os estudantes.
Na justificativa de pedido, o ofício ressalta que o Projeto Pedagógico da FDUSP reafirma o compromisso da instituição com o tripé acadêmico, imprescindível para a formação: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Responsável pelo Setor de Estágio, o professor Ruy Camilo, Departamento de Direito Comercial da FDUSP, informou que está sendo minutada uma primeira versão do manual de boas práticas de estágio, juntamente com os professores Maurício Dieter (DPM) e Juliano Maranhão (DFD), que será submetida à discussão com os corpos docente e discente.
De acordo com ele, nova RD junto à coordenadoria dos estágio se volta a ampliar a discussão da forma de assegurar o respeito pelos escritório, empresas e órgãos públicos das regras aplicáveis e tornar essa experiência de prática profissional algo que efetivamente complemente a formação acadêmica dos alunos, e não algo que a prejudique. “Isso é fundamental porque temos o maior programa de estágios da USP, com cerca de 1.200 estagiários”, destaca.
Para o estudante da RD Rafael Quesada, um dos autores da iniciativa, a criação do cargo é um importante passo para fortalecer a comunicação institucional entre Faculdade e estudantes, de modo que suas demandas ao setor possam ser levadas, analisadas e resolvidas com maior eficiência. “Os estágios desempenham papel fundamental na vida universitária (seja por questões de permanência, de experiência e ou de aproximação ao ambiente jurídico), daí a necessidade de atuação conjunta entre a RD e o Setor de Estágios e NPJ”, diz.
“A RD, enquanto ente da representação estudantil, tem se preocupado com a formação acadêmica, a saúde e o bem-estar dos estudantes; por isso, almejamos dar-lhes maior voz e participação ativa neste setor, principalmente por meio deste novo cargo”, acrescenta.
Os cargos já passam a existir para as próximas eleições da Representação Discente, a serem realizadas em novembro. Ruy Camilo informou ainda que também está sendo criada a ouvidoria dos estágios, para receber e processar reclamações.
Juntamente com Quesada, assinaram o ofício Anderson Damásio, Beatriz Massa, Cristóvão Borba, Gabriel Cruz, Gabriel Schroeder, Isabella Alves, Luiza Gibran e Silvia Resstel.