A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Inclusão
Inclusão

Ana Elisa Bechara comandará área de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Diversidades na USP

A Faculdade de Direito da USP amplia sua atuação na área administraria e ações desenvolvidas pela Universidade de São Paulo. A professora Ana Elisa Liberatore Bechara, vice-diretora da FDUSP, assume a Diretoria da área de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Diversidades na Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.

A área tem como objetivos a promoção da equidade de gênero na Universidade; a proposição de pautas e políticas relativas à diversidade sexual, à inclusão e ao antirracismo; e a supressão das dificuldades e exclusões decorrentes de deficiências.

Ana Elisa destacou a importância de a Faculdade de Direito ajudar a ampliar esse diálogo na Universidade. “É uma honra, como professora e acumulando essa função vice-diretora, ajudar na construção de políticas e ações nessa área”, afirma.

Criada em maio de 2022, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento coordena ações da USP voltadas para as políticas afirmativas e de permanência, agregando-as às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atuando em questões étnico-raciais, culturais, socioeconômicas, de gênero, de saúde mental, de deficiências, de memória e de direitos humanos, tem por missão propor ações para criar oportunidades de mais igualdade e convergência, bem como estimular cultura pautada pelo respeito e valorização da diversidade.

Comandada pela professora Ana Lúcia Duarte Lanna, a PRIP é estruturada em cinco áreas: “Relações Étnico-Raciais e Diversidades”, comandada por Ana Elisa Bechara; “Vida no campus”; “Saúde mental e bem-estar social”; ‘Mulheres”; “Formação e vida profissional”; e “Direitos Humanos e políticas de reparação, memória e justiça”.

 

Dedicação ao ensino

Bechara é graduada, doutora e livre-docente pela Faculdade de Direito da USP, onde atualmente é Professora Titular de Direito Penal e Vice-Diretora.

Tem como principais linhas de atuação teoria do bem jurídico; hermenêutica penal; combate à corrupção; e questões de gênero e Direito. Entre outras atividades, participa como investigadora de grupos internacionais de pesquisa. Dentre os quais, Aporofobia y Derecho Penal, financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades (Espanha); Crime e Castigo: História do Direito Penal e das Ciências Criminais, junto à Universidade de Lisboa; e International Academic Network for the Abolition of Capital Punishment (Espanha); e Red de Investigación Respuestas a la corrupción asociada al crimen organizado transnacional, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Colômbia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000