Ser Franciscano

FDUSP reúne egressos para discutir os avanços da Pós-Graduação

A história profissional e a importância da excelência na formação recebida pelos egressos do Programa de Pós-Graduação (PPGD) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo serão levadas ao conhecimento público durante o “Primeiro seminário com doutores e doutoras egressos da Pós-Graduação em Direito da USP”, que acontece entre os dias 17 a 19 de novembro. Transmissão pelo Canal do YouTube da FDUSP

Serão três tardes virtuais em que estarão em evidência as apresentações das teses que foram selecionadas pelos Departamentos da FDUSP para os prêmios USP e Capes entre 2019 e 2020.

Os encontros, mais do que relatar o conhecimento das oportunidades alcançadas pelos franciscanos, serão ideais àqueles que pretendem ingressar no PPGD da principal e mais antiga academia de Direito que completa 50 anos de Pós-Graduação, registrando o pioneirismo na área. O que leva o presidente da Comissão de PPGD, professor Fernando Facury Scaff, a ratificar cada vez mais a responsabilidade da São Francisco com a formação de seus alunos.

“Esse evento demonstra que a FDUSP acompanha a trajetória de seus antigos alunos e está atenta aos impactos de sua atuação na sociedade” diz Facury Scaff.

Para explorar cada trabalho desenvolvido nessa formação, o evento estará dividido em seis eixos. O primeiro será “Hermenêutica, história e teoria do Direito”. Na sequência, virão “Questões processuais contemporâneas”; “Empresa, concorrência e investimentos”; “Estado e ordem econômica”; “Instrumentos jurídicos de ordenação do espaço, do trabalho e da sustentabilidade” e “Temas de políticas públicas e direitos humanos”.

Da programação, a partir das 14h00 de quarta-feira, consta "Normatividade extralegal: novas fontes e aspectos hermenêuticos", que abre os trabalhos. A seguir, "Michael Sandel e os limites da justiça"; "A moralidade da autonomia: estudo de teoria do Direito Privado"; "Ideologia e Direito Penal"; "A greve como limite do direito e o direito como limite da greve: a historicidade da positivação" e demais.

No segundo dia, as palestras serão inauguradas às 17h00, com "Litigância em mudanças climáticas: uma abordagem jus-sociológica", seguida por "Continuidade e mudanças no atual modelo de acórdãos do STF: a prática, as razões para sua manutenção e caminhos para aperfeiçoamento" e demais. Na quinta, novamente às 14h00, inauguram os debates "Novas tecnologias e soberania: reflexões sobre a chamada ‘criptomoeda’”.

Todos os encontros estarão regados pelas experiências dos doutores, a demonstrar a sintonia existente com os antigos alunos que, muitos, além de ingressar para os mais diversos campos jurídicos, tornaram-se também professores da FDUSP. Entre os mais recentes, Heidi Florência, que foi orientada por Luciano Anderson de Souza, e está hoje no Departamento de Direito Penal.

Confira a programação completa