O cuidado com o entorno do Centro de São Paulo, especialmente das pessoas mais carentes, moradores de rua, entre outros que circulam diariamente pela região, passa pelo Largo de São Francisco, onde se encontram o Santuário e a Faculdade de Direito da USP. Neste dia 04 de outubro, em que se comemora o Dia de São Francisco, serão várias as atividades promovidas.
A começar pela benção. Durante todo o dia, quem puder ir e levar o pet para ser abençoado será bem recebido. Também estão instadas barracas logo à frente, tanto de produtos quanto para a distribuição de pães bentos.
O frei Mario Luiz Tagliari, guardião, pároco e Reitor do santuário, explica que há 375 anos o Convento de São Francisco está instalado no Centro de São Paulo. “A vida cristã começou sob os cuidados dos frades franciscanos, desde a primeira missa no Brasil, dos padres jesuítas”, explica.
De acordo com ele, no início de São Paulo faziam parte do triângulo ao entorno do centro a Igreja do Pátio do Colégio, jesuítas; o Mosteiro de São Bento, os beneditinos; e o Convento. O pároco destacou ainda a atualidade, pelo apelo de São Francisco, pela paz e pelo cuidado com a criação, bem como pela natureza.
“São Francisco se faz irmão de toda criação e, principalmente, das pessoas mais necessitadas. Nós, também, franciscanos temos essa tradição de dar o pão aos pobres”, diz. “Nesse tempo todo de pandemia, e continuamos no pós-pandemia, a distribuir todas as quentinhas, para as pessoas que vivem no nosso entorno”, acrescenta, ressaltando a importância do cuidado com a vida, onde ela se sente mais ameaçada.