Especiais

Faculdade se despede de José Carlos Madia de Souza, presidente da Associação dos Antigos Alunos

É com extremo pesar que a Faculdade de Direito da USP comunica o falecimento do presidente da Associação dos Antigos Alunos, José Carlos Madia de Souza, aos 82 anos. Formado na SanFran com a turma de 1964 teve carreira notória, chegando ao cargo de vice-presidente do Unibanco. À frente da Associação, exerceu um trabalho intenso e de grandes realizações. O velório acontece a partir das 09h00 desta quarta-feira (02/11) e o enterro, às 13h, ambos no Cemitério Gethsêmani do Morumbi.

O diretor da FDUSP, Celso Fernandes Campilongo, enalteceu o trabalho feito por Madia ao longo de todos esses anos na Associação, instituição em que personalidades do mundo jurídico puderam expor seus pensamentos por meio dos eventos realizados e as diversas publicações.

“A contribuição de Carlos Madia foi exemplar”, disse Campilongo. “Sempre foi muito querido por todos que estiveram ao seu lado e com ele trabalharam”, acrescentou.

Despedida

Madia estudou com nomes conhecidos do cenário nacional. Foram da mesma turma e mantiveram laços os professores da FDUSP Celso Lafer e Tércio Sampaio Ferraz Júnior; bem como o ex-ministro do Superior Tribunal Militar, Flavio Flores Bierrenbach.

Bierrenbach assinalou que Madia foi um de seus “maiores amigos na vida”. “Interessante, porque no tempo da Faculdade, entre 1960 e 1964, éramos adversários políticos. Cada um de seu lado”, disse. Mas, na Faculdade lembrou, “havia territórios neutros onde todos nos encontrávamos, e em um desses (territórios) me encontrei com Madia. Ficamos amigos para sempre”.

Se recordou ainda da carreira bem-sucedida de Madia e do momento em precisou deixar a presidência da Associação dos Antigos Alunos (Bierrenbach foi antecessor de Madia). “Chamei o Madia e ele vestiu essa camisa por toda sua vida. Cuidou da FDUSP e da Associação”, acrescentou, afirmando que na próxima semana será feita uma grande homenagem.

O professor Celso Lafer também lamentou a perda. “Um querido amigo, uma grande alma dignificadora da nossa Associação de Antigos Alunos. Colega próximo desde o início da nossa vida de estudantes do Largo de São Francisco. Deixará um vazio da nossa convivência e saudades”.

No livro “Memorial da Turma de 1964”, o antigo aluno Laerte Toporcov acentuou o comprometimento de Madia para além da Associação dos Antigos Alunos. Lembra, na publicação o auxílio por ele dado a outros eventos. Um deles quando Madia era vice-presidente do Unibanco, e ajudou com a realização de uma feira de indústria da Distrital do Ipiranga da Associação Comercial de São Paulo. “Madia não mediu esforços, foi fabuloso”, escreveu.

Em uma de suas últimas entrevista, concedida ao Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, falou da importância de tornar a Faculdade de Direito do Largo São Francisco cada vez mais inclusiva, especialmente pelo projeto “Adote um aluno”, programa direcionado à concessão de bolsas de estudo para alunos de baixa renda. “Vamos fazer uma grande campanha de divulgação, pois muitos colegas estão propensos a ajudar, mas ainda não sabem como”, disse à época. Desde então o programa ampliou consideravelmente o número de adesões.

O programa também teve ampliado o número de estudantes que necessitam de ajuda, especialmente com a ampliação de políticas de cotas. Madia sempre reforçou a necessidade de dar apoio para que os alunos cotistas permaneçam na faculdade. “A política de cotas é muito acertada, mas não basta abrir uma vaga, você tem que dar subsídios para que este aluno permaneça”, acreditava.