Diretoria

Cerimônia marca transferência do Prédio do Palácio do Comércio para a Faculdade de Direito da USP

Governador de São Paulo assinou decreto para tornar possível a ampliação das atividades da FDUSP, na presença de autoridades e dos diretores e professores da FDUSP e da Fecap

Edição: Kaco Bovi

A Faculdade de Direito da USP expandirá suas instalações. A principal e mais antiga Academia de Direito do País “ganhou um presente”, como enfatizou seu diretor, professor Celso Fernandes Campilongo, durante a assinatura de decreto de desapropriação do antigo Prédio do Palácio do Comércio, pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O evento, na manhã de quarta-feira (17/04), marca a transferência das instalações do antigo prédio para a FDUSP.

O edifício é tombado (com três pavimentos, no Largo de São Francisco, nº 13) e tem 21 salas, Salão Nobre, museu e outras instalações administrativas. Abrigará parte da Biblioteca, bem como terá suas salas utilizadas para aulas e eventos da SanFran. No edifício, com mais de 120 anos, em excelente estado de conservação, funcionava a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

Entre os presentes na cerimônia, os secretários de Estado Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos) e Marcos da Costa (Direitos da Pessoa com Deficiência), Thiago Liporaci (Ciência, Tecnologia e Inovação). Também, o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr.; a vice-diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara; o Reitor da Fecap, Edison Simôni da Silva; e os professores Celso Lafer, Fernando Facury Scaff (Superintendente Jurídico USP), Heleno Taveira Torres (Superintendente de Relações Institucionais); Marcelo Bonizzi (Procurador-Geral); José Rogério Cruz e Tucci; e Otavio Luiz Rodrigues Jr., do procurador Thiago Pinheiro Lima, do Ministério Público de Contas, e demais autoridades.

Ao abrir a rodada de falas, Campilongo assinalou se tratar de uma data histórica, tanto para a FDUSP quanto para a Fecap. Aproveitou para explicar o que será feito no prédio. “Tínhamos necessidade de espaço. Aqui, vamos expandir as atividades de Graduação, de Pós-Graduação, de ensino continuado, de um Centro de Estudos do Ensino Jurídico e um Centro de Estudos sobre Direito Empresarial, aproveitando a vocação dessa Escola que é uma Escola de comércio”, disse.

O dirigente ressaltou que o espaço vem para o desenvolvimento da tecnologia que pode ser utilizada no ensino jurídico. Falou ainda do Provão Paulista. “Sessenta alunos da FDUSP deste ano ingressaram por meio do Provão. Temos hoje 60 % do alunado composto por cotistas”, disse. acrescentou ainda as reformas de salas da Faculdade por meio do Programa Adote uma Sala e ressaltou que em breve haverá a construção de uma nova Biblioteca.

De acordo com ele, todos esses prédios farão com que a FDUSP tenha um novo campus da USP, do Largo de São Francisco. Por fim, aproveitou para entregar placas de agradecimento às autoridades envolvidas no processo.

Por sua fala, o governador Tarcísio expôs a excelência da Universidade de São Paulo, destacando o fato de estabelecer um laço mais do que inquebrantável entre a FDUSP e a FECAP. “Estamos reiterando o ideal de Álvares Penteado. A destinação que a USP quer dar apara esse prédio preserva a memória, a história e o seu conceito”, disse. Tarcísio também elogiou o empenho de Afif Domingos para tornar possível a transferência do Prédio, “um entusiasta de bons projetos. Uma pessoa apaixonada pela revitalização do Centro”.

Parabenizou pela realização de unir o prédio histórico da FDUSP ao novo espaço. “Isso tudo vem ao conceito que a gente quer imprimir para o Centro de São Paulo, na revitalização do nosso Centro, que tem muita história, que precisa da circulação de pessoas”, ressaltou.

E acrescentou: “Algo que dará mais estrutura para uma escola tradicionalíssima. Quantos desembargadores, ministros; quanta gente importante, quanta contribuição histórica que a universidade do Largo de São Francisco tem nos oferecido ao longo desses quase 200 anos”.

O Reitor da Fecap,, Edison Simôni da Silva enfatizou a importância do edifico que faz parte da história de São Paulo . “Foi construído pelo Conde de Antônio Álvares Penteado para dar abrigo a então chamada escola prática de comércio de São Paulo. Depois foi renomeado para Escola de Comércio Álvares Penteado, exatamente em homenagem a seu maior benfeitor; criada para preparar os profissionais para dar amparo ao processo de industrialização que o País e São Paulo precisavam”, disse.

Carlos Carlotti ressaltou o fato de querer dar ao aluno elementos para que ele possa entender a sociedade. Quanto ao novo prédio destacou o fato de estar extremamente preservado. “Amanhã vamos poder vir aqui começar nossas atividades. Não teremos de esperar anos e anos. Construir um outro prédio, aqui nas proximidades da FDUSP, com essa qualidade, seria praticamente impossível”, assinalou. O reitor afirmou ainda o fato de corroborar a ideia de recuperação do Centro de São Paulo, com a ampliação de atividades. “Teremos a circulação de mais alunos. Com isso, poderemos ter um Centro mais habitável, como qualquer lugar da cidade deveria ser. Foi uma iniciativa muito boa”, disse. “Diante de toda essa agilidade, seu perfil (governador) ajudou com que tudo isso acontecesse em curto período de tempo”.”

Um pouco antes da inauguração, os secretários Guilherme Afif Domingos e Marcos da Costa passaram na Faculdade de Direito da USP, onde foram recebidos pelos professores Celso Campilongo, Fernando Facury Scaff e Ana Elisa Bechara. Na conversa, Facury acentuou o fato de o novo local somar mais quatro mil metros ao Prédio Histórico da USP. A reunião foi acompanhada pelo procurador-geral da USP, Marcelo Bonizzi.