Especiais

FDUSP lamenta morte de seu ex-diretor, professor Antonio Magalhães Gomes Filho

É com extremo pesar que a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo comunica o falecimento de seu ex-diretor, professor Antonio Magalhães Gomes Filho(12/09). Docente de Processo Penal, com ampla atuação em Juizados, conduziu a SanFran de 2010 a 2014. “É uma perda irreparável. Foi muito querido por todos seus amigos e soube conduzir com maestria a diretoria da Faculdade das Arcadas”, lamentou o professor Celso Fernandes Campilongo, atual diretor da SanFran.

O professor Maurício Zanoide de Moraes, seu sucessor na Cadeira de titularidade na FDUSP, lamentou a perda. No livro “Processo Penal Humanista”, coordenado por Zanoide e pelos professores Gustavo Badaró, Marcos Zilli, Marta Saad, Maria Thereza Rocha de Assis Moura e Diogo Malan (UERJ), diversos artigos prestam homenagens a Magalhães.

“Era um professor profundamente estimado pelos alunos, por seu jeito sensato. Sempre conduzia de forma impecável as aulas de Graduação, de Pós-Graduação e os debates científicos. Foi formador jurídico de gerações”, disse Zanoide, que escreveu "Professor Magalhães: Licões de vida a seus alunos".

Para a vice-diretora da FDUSP, professora Ana Elisa Liberatore Bechara, Magalhaes deixa um grande legado humanista para a sociedade e para o Judiciário. “Como aluna do Professor Magalhães, manifesto toda minha gratidão e admiração por esse grande jurista, que contribuiu de forma ímpar com o desenvolvimento do Direito Processual Penal brasileiro. Sensível à nossa realidade, formou gerações de pesquisadores e profissionais do Direito, que sempre estarão dedicados a honrar seu legado humanista”.

O professor José Rogério Cruz e Tucci, que o sucedeu na diretoria, tratou como lamentável a notícia. “Meu grande amigo, sempre fui parceiro, aprendi com ele, nos dávamos muitíssimo bem”. E acrescentou: “Um grande diretor, amigo de todas as horas, um grande professor. Estou muito abalado, foi um trauma ter perdido esse grande amigo”

A presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, docente no Departamento de Processo Penal, também lamentou a morte de Magalhães.

Professor Magalhães, como era carinhosamente chamado, deixa duas filhas e netos. São elas Mariângela Gama de Magalhães Gomes, também professora na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na área de Direito Penal, e a economista Gabriela Gama de Magalhães Gomes.

Dedicação à Academia

Foi na Faculdade do Largo de São Francisco onde graduou-se em 1970, que Magalhães fez mestrado (1982) e doutorado (1989). Iniciou a Livre-Docência, em 1995. Conquistou a titularidade da cadeira de Direto Processual Penal, em 2001.

Na área de sua especialidade, possui vários livros publicados, sendo ainda autor de inúmeros capítulos de livros, artigos doutrinários e pareceres jurídicos publicados no Brasil e no exterior.

Como contribuição para a sociedade em geral, participou em comissões de elaboração legislativa, como a que redigiu o anteprojeto da Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei 9.099/95), a do Ministério da Justiça responsável pelas propostas das leis da reforma processual-penal de 2008, e ainda, a instituída pelo Senado Federal para o anteprojeto do novo Código de Processo Penal. Pela ampla contribuição para o País, recebeu inúmeras homenagens.

“Ao assumir a direção desta Faculdade para um mandato que vai até o ano de 2014, não posso pensar senão no presente e no futuro, sem que isso possa ser confundido com desprezo pelos valores do nosso glorioso passado. Creio que é hora de pensar na São Francisco do seu bicentenário, em 2027, que não está tão distante”, disse à época de sua posse.

A Missa de Sétimo Dia em memória do professor Antonio Magalhães Gomes Filho, ex-diretor da Faculdade de Direito da USP, acontece nesta segunda-feira (19/09), às 11h00. A cerimônia será realizada na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, na Alameda Lorena, 665.