Após esperar quase dois anos, por conta da pandemia de covid-19, a Sala Alcântara Machado da Faculdade de Direito da USP foi oficialmente inaugurada (09/02). Na presença da Comissão organizadora e alguns dos doadores (a cerimônia teve de ser restrita pelas questões sanitárias), foi descerrada a placa inaugural e apresentado o quadro de Alcântara Machado, que dá nome ao espaço.
De forma descontraída, o diretor da FDUSP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto, avaliou a importância do programa e falou sobre outros projetos em andamento.
“Num determinado dia, todos que estão aqui, vieram me visitar. Eu falei do Adote uma Sala, e o pessoal se organizou para buscar recursos”, disse. Marques Neto lembrou que aquele bate-papo, durante um café informal, ajudou a dar vida ao projeto, com as Turmas de Antigos Alunos. “Com a iniciativa, você traz para cá a pessoa que, de certa forma, tem vínculo afetivo mas não tinha como ajudar a manter a Faculdade atualizada e modernizada”, acrescentou.
A ideia, conforme destacado na cerimônia, era fazer algo rápido para servir de exemplo para outras turmas. E a adesão teve bom alcance, com mais de 120 participantes. Tomou-se o cuidado, também, para que todos pudessem contribuir, com valores distintos.
O professor Celso Campilongo, vice-diretor e diretor eleito da FDUSP, afirmou ter seguido o conselho de Floriano, incentivando sua Turma, de 1980, a participar do Projeto.
Para o futuro, lembraram que atualmente as salas do programa inicial já estão com as reformas contratadas. Ou seja, Campilongo irá iniciar o mandato com o compromisso de inaugurar novos espaços, incluindo mais uma série já aprovada pelo Condephaat.
Por fim, entrou em pauta outros projetos, como a restauração das fachadas e das pinturas internas. Também, falou-se da mudança do restaurante para o térreo, como estava previsto no projeto original. E a nova Biblioteca, com treze andares, espaços para leitura e Auditório.
O diretor aproveitou para avisar ainda sobre o lançamento do Sempre SanFran, um programa endowment, de ajuda aos alunos. A cerimônia, dia 17/02, será pelo Canal do YouTube da FDUSP. Acompanhe.
Do programa
A inciativa tem por objetivos ajudar a Faculdade de Direito da USP a manter o patrimônio do Prédio Histórico e, ao mesmo tempo, deixar um legado aos alunos por meio de infraestrutura adequada para seguir nos estudos.
Dessa forma, a partir de doação de antigos alunos, por meio de suas turmas, de escritórios e demais interessados, é possível deixar a SanFran cada vez mais moderna e mais bonita.
Saiba mais. Veja como participar, enviando e-mail para fd@usp.br.
No assunto, coloque: Programa Adote uma Sala.
Texto: Kaco Bovi | Fotos: Cesar Viegas