A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

Ricardo Lewandowski e Heleno Torres compõem Comissão de juristas para atualizar Lei de Impeachment

Professores da Faculdade de Direito da USP irão contribuir diretamente para o anteprojeto de lei de atualização da Lei de Impeachment (Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950), que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.

A Comissão instituída pela Senado Federal terá presidência de Ricardo Lewandowski, Direito Constitucional da FDUSP, e Heleno Taveira Torres (DEF-FDUSP) entre os 11 integrantes.

O grupo de juristas terá 180 dias para elaborar nova lei. A norma define quais são os crimes de responsabilidade e regula o processo de julgamento da autoridade que incorrer nessas práticas.

Além do presidente da República, podem ser enquadrados ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República.

O ministro Lewandowski (STF) tem defendido a necessidade de atualização da Lei. Em artigo, aponta que uma das principais fragilidades da atual legislação consiste na faculdade conferida a qualquer cidadão de protocolar uma denúncia na Câmara dos Deputados, acompanhada dos documentos que a comprovem ou da declaração de impossibilidade de apresentá-los, com a indicação do local onde possam ser encontrados.

“A Lei do Impeachment,que é de 1950, precisa ser adequada à Constituição de 1988, especialmente quanto ao direito ao contraditório e à ampla defesa e ao princípio da razoável duração do processo", afirmou Lewandowski ao Portal da FDUSP.

Para o Heleno Torres, trata-se de enorme tarefa compor a Comissão. “Poder oferecer propostas de mudanças nesta Lei, em muito superada, e contribuir para a segurança jurídica das nossas instituições democráticas, é uma reponsabilidade histórica”, afirma.

“Mas possivelmente o defeito mais grave dessa lei consiste em não garantir aos denunciados o direito ao contraditório e à ampla defesa, com a abrangência assegurada pela Constituição de 1988, promulgada posteriormente”, acrescenta o ministro do Supremo.

 

Prazo de trabalho

Lewandowski presidiu, em 2016, a sessão de julgamento do Senado que determinou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia também fará parte do grupo. Ele era senador em 2016 e atuou como relator do impeachment.

O prazo para concluir os trabalhos é de 180 dias. Depois, a proposta deve se tornar um projeto formal no Senado.

Completam o colegiado, Fabiane Pereira de Oliveira, relatora do grupo; Rogério Schietti Machado Cruz, ministro do STJ; Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB Nacional; Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça; Fabiano Augusto Martins Silveira, consultor legislativo do Senado; Maurício de Oliveira Campos Júnior, advogado; Carlos Eduardo Frazão do Amaral, advogado e ex-secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e Gregório Assagra de Almeida, promotor do Ministério Público de MG.

 

Confira o Ato publicado no Diário Oficial do Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000