Abertas as inscrições para o Cursinho Popular Arcadas

Até 21 de janeiro, o Cursinho Popular Arcadas, da Faculdade de Direito da USP, recebe inscrições para o processo seletivo de 2022. São oferecidas cem vagas aos estudantes a partir do terceiro ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio.

Nesta edição, o candidato deve apresentar comprovante de vacinação completa ou que esteja aguardando pela segunda dose. Isso em razão da segunda fase, em 01 de fevereiro, na Unidade Tamandaré do Anglo Vestibulares. Essa etapa do processo seletivo será composta por redação e prova com 60 questões de conhecimentos gerais.

Neste dia, além da vacinação, deve ser levado comprovante de inscrição impresso; documento original com foto; caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

Para a diretora-geral do Cursinho, Jacqueline Leite de Souza, é significativo garantir cada vez mais o acesso ao conhecimento coletivo, buscando a concretização do sonho de ingressar em uma Faculdade. “O pilar de nosso cursinho é tornar possível, ao maior conjunto de pessoas, o sonho de ingressar nas universidades desejadas, por meio de um projeto de educação que busca ser emancipador e horizontal”, diz.

O início das aulas, em março, está previsto para ocorrer presencialmente, caso não tenham alterações por conta dos protocolos de distanciamento da pandemia de covid-19.

Interessados devem realizar a inscrição, no valor de R$ 22,50. Os materiais utilizados no cursinho são gratuitos. O método de ensino é do Anglo Vestibulares e as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 13h00.

Outro ponto de destaque na inscrição para o processo seletivo está no preenchimento do questionário, que pode ser eliminatório caso haja divergências na documentação.

A última fase é composta por entrevista socioeconômica. Os participantes irão receber as informações, como datas e horários, por e-mail. Os alunos aprovados no processo seletivo pagam pela matrícula (R$ 50,00), mas não haverá a cobrança de qualquer outra taxa ao longo do ano.

No sentido de ampliar o sistema de inclusão, são reservadas 50% das vagas para candidatos que se autodeclararem pessoas pretas, pardas ou indígenas, de acordo com a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, cinco vagas são destinadas a alunos transgêneros.

Confira edital completo    |  Inscreva-se, participe