A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Em reunião com o comando da Polícia Militar diretoria da FDUSP discute ampliação da Segurança

A diretoria da Faculdade de Direito da USP recebeu o comando do Batalhão da Polícia Militar, da Região Central de São Paulo, com o objetivo de apresentar demandas relativas ao reforço na segurança no entorno da instituição, especialmente nos horários de entrada e saída de estudantes e funcionários, nos períodos da manhã e noite.

 

Entre as questões debatidas, o reforço do policiamento, com caminhos mais seguros para ir e vir entre a instituição e os meios de transporte. Uma das sugestões durante o encontro é possibilidade da implantação da Diária Especial por Jornada Especial de trabalho da Polícia Militar (Dejem).

 

Esses policiais poderiam atuar nos horários mais críticos; por exemplo, pela manhã, das 06h30 às 14h30; e no período da tarde para noite, das 16h às 24h. A demanda deve ser levada em reunião futura na Secretaria de Segurança Pública.

 

A conversa entre o diretor da FDUSP, professor Celso Fernandes Campilongo, e os capitães PM Mário Cristiano Gomes e Alex Oliveira de Azevedo, foi acompanhada pelas estudantes Manuela Moraes, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, e Mariana Belussi, da Representação Discente. Participaram o supervisor de serviço da Superintendência de Prevenção e

 

Proteção Universitária da USP, Juscelino Tadeu França Ponicena, e os servidores administrativos Maria Luiza Isern e Camilo de Lelis Funchal Junior.

Campilongo abordou algumas reuniões anteriores, desde o retorno às aulas presenciais no pós-pandemia de covid-19, e as medidas que foram tomadas, como a implantação da Rota Segura. Porém, demostrou preocupação com os últimos acontecimentos nas adjacências. “Tivemos no início deste ano várias intercorrências”, afirmou. E observou que entre alunos de Graduação e Pós são mais de 4.000 pessoas que circulam pela Faculdade quase que diariamente.

 

Por sua vez, o capitão Mário apresentou alguns dados sobre o número de prisões e apreensões na região. E salientou que muitas dessas pessoas presas saem no mesmo dia ou no dia seguinte. Acrescentou ainda outras questões como os eventos realizados no entorno que demandam o deslocamento de viaturas.

 

Mariana acrescentou na conversa o formulário que a RD criou (está em fase de tabulação) para ouvir e receber sugestões dos alunos sobre as principais demandas de segurança e Manuela citou o fato de estar sendo pensado um sistema de totem para indicar aos estudantes as formas mais seguras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000