Especiais

"O tempo nessa Faculdade não passa porque ela é eterna", acentua Floriano de Azevedo Marques Neto

Tendo efetivado gestão exitosa à frente da Faculdade de Direito da USP, a noite de quinta-feira (18/08) foi marcada pelo descerramento do quadro na galeria de diretores do professor Floriano de Azevedo Marques Neto (diretor 2018/FEV-2022).

Acompanhado por sua esposa Maís Moreno e cercado de familiares e amigos, o ex-diretor se emocionou ao contar momentos de sua administração.

Primeiro, lembrou dos incentivos recebidos do professor Celso Fernandes Campilongo, vice-diretor à época e atual diretor. “Foi ele quem me introduziu na carreira. Me levou para dar aula como seu assistente.”.

Em seguida, fez amplo agradecimento à Faculdade, aos docentes, aos servidores, acentuando: “Minha vida está toda marcada aqui”. E salientou: “Ser diretor não fazia parte de meus planos. Menos ainda, virar um retrato na parede. Mas, para além de tudo isso, ser diretor é passageiro, ser Franciscano é eterno”.

Celso Campilongo descreveu algumas das mudanças realizadas por Marques Neto. “Os programas que criou e incentivou, como o ‘Adote uma Sala’ e o ‘Adote um Aluno’, o caminho aberto para a construção da nova Biblioteca, que deve ter as obras iniciadas em novembro, bem como o fundo Endowment... Tudo isso demonstra a enorme marca deixada por sua gestão”, disse.

Campilongo lembrou ainda de quando Floriano o procurou para a realização do evento deste histórico 11 de agosto de 2022. "Ele disse que seria um evento simples, com poucas pessoas. Acreditei e acabou se transformando em um grande marco na defesa da Democracia brasileira", enfatizou.

Floriano, como é carinhosamente chamado, fez questão de escolher a foto para o quadro, com o relógio ao fundo. “O tempo nessa Faculdade não passa porque ela é eterna”, acrescentou. Adiante, tratou daqueles que o cercaram ao longo dos últimos anos e que continuam a acompanhá-lo. “São pessoas, especialmente, valiosas”.

Assegurou que a Faculdade do Largo de São Francisco está fadada a continuar formando líderes, cumprindo papel essencial na transformação do País. E acrescentou um ponto fundamental nesse sentido: “Na minha gestão formaram-se três turmas com cotas plenas, que estão preparadas para revolucionar o Brasil. Basta ver o discurso [da Manuela Morais], no histórico 11 de agosto [data da leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros]”.

Anos de realizações

Apesar de parte de seu período como diretor ter sido atingido pelo isolamento de covid-19, Marques Neto intensificou e ampliou diversos programas. Dentre os quais, “Adote uma Sala” e “Adote um Aluno”, respectivamente, voltados para a restauração e preservação do Prédio Histórico e para ajudar os estudantes mais carentes a manterem o foco direcionado nos estudos.

Entre seus legados está ainda o passo inicial para a construção de uma nova Biblioteca da SanFran, inspirada em bibliotecas modernas de universidades de primeira linha. Além de amplo volume de conteúdo, terá salas de estudos e de leitura com boa infraestrutura, bem como excelente auditório.

É entusiasta da diversidade trazida pelas políticas afirmativas, iniciativa que ganhou força em sua gestão. Até início deste ano, por exemplo, o cenário da Faculdade do Largo de São Francisco mudou com mais da metade dos calouros oriundos do Sisu ou da Fuvest, com renda familiar bruta entre um e cinco salários-mínimos.

Essa diversificação levou para dentro da Faculdade novas pautas, novas percepções sociais, novas demandas e novas capacidades. “A aprovação do PPP e a reforma da grade curricular foi um grande avanço”, acredita.

A parceria com os mais de 150 docentes, entre os quais presidentes de Comissões, servidores, alunos e representantes estudantis contribuiu para o aperfeiçoamento da grade curricular na Graduação e na Pós-Graduação.

De igual forma, incentivou e ajudou a intensificar o número de ofertas de vagas em Pesquisa e para as atividades de Cultura e Extensão, primordiais e essenciais para aproximar e discutir os problemas da sociedade dentro da Academia. Trabalho igual desenvolvido para as cooperações internacionais.

O aprimoramento tecnológico, em andamento desde os primeiros dias de sua diretoria, teve de ser acelerado por conta da pandemia, que exigiu investimento em tecnologias, para poder levar às alunas e aos alunos o ensino a distância. Além do conteúdo das aulas, o período foi marcado por diversos eventos, apresentações, seminários e palestras.

Neste contexto, a FDUSP ganhou um novo Portal, mais dinâmico, interativo e voltado para as novas regras de transparência.

Azevedo Marques é graduado (1990), doutor em Direito (1999) e livre-docente pela SanFran. Iniciou sua carreira como docente, na FDUSP, em 2002. Alcançou o título de professor titular de Direito do Estado, em 2013.

Dentre os presentes na cerimônia, estavam a vice-diretora Ana Elisa Liberatore Bechara, o professor Emérito Celso Lafer; as docentes Nina Ranieri, Maria Paula Dallari Bucci, Heloísa Barbuy; bem como os professores Marcos Augusto Perez, Maurício Zanoide, Eneas Matos, Nestor Duarte, Ignácio Poveda; os advogados José Roberto Manesco e João Moreno, e demais.