Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (2018/2019), uma das principais Cortes brasileiras, o professor Manoel de Queiroz Pereira Calças, Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP, será homenageado na próxima sexta-feira (20/05), às 17h30, com a entronização de um retrato na galeria dos magistrados que presidiram o TJ-SP.
A cerimônia é um tradicional ritual de preservação da memória histórica e reflexão sobre avanços conquistados em gestões anteriores. Sua gestão ficou marcada pelo corte de cargos e gastos e por investimentos em tecnologia.
Pereira Calças também foi corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo (2016/2017), cargo pelo qual também foi homenageado. À época ressaltou que o trabalho de um gestor só pode ser exercido se ele tiver uma boa equipe. "É a chave para que o trabalho possa ser desenvolvido com o máximo de perfeição possível", afirmou. Na Magistratura, Calças se aposentou em 2021, após 44 anos de carreira.
Na Graduação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco ministra as disciplinas "Direito das Empresas em Crise" e "Tendências do Direito da Empresa em Crise". Tem como principais áreas de atuação "Empresários e sociedades empresárias", "Falência e recuperação de empresas", "Propriedade industrial e franquias" e "Títulos de crédito e contratos empresariais".