A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Professores da FDUSP estão na semifinal do Prêmio Jabuti Acadêmico, um reconhecimento aos livros de incentivo à leitura

Professores da Faculdade de Direito da USP são semifinalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Estão concorrendo na categoria “Direito” os docentes André Ramos Tavares, com o livro “A nova matrix: direito (re)programado na civilização plataformizada”, Editora Etheria; Orlando Villas Bôas Filho, com “Antropologia e estudos sociojurídicos: a construção de um campo de pesquisa interdisciplinar”, editora Mandaçaia; e Alexandre de Moraes, com “Democracia e redes sociais: o desafio de combater o populismo digital extremista”, editora Atlas.

Instituído em 1958, o Prêmio Jabuti, em meio a desafios significativos no cenário editorial, destaca-se como a maior distinção literária no Brasil. Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro, é uma celebração anual que busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam e mantêm o hábito da leitura, além daqueles que fazem chegar a produção literária brasileira para o mundo.

O nome "Jabuti" foi escolhido em alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato, simbolizando a tenacidade e a capacidade de superação de obstáculos - uma representação à altura da riqueza e diversidade da cultura e literatura brasileira.

O anúncio dos semifinalistas feito pela Câmara Brasileira do Livro foi realizado durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE), em mesa-redonda dedicada ao mercado de livros acadêmicos, técnicos e científicos no Brasil.

Ao longo de suas seis décadas e meia de existência, o Prêmio evoluiu significativamente, adaptando-se às demandas do cenário literário. Em um marco crucial no ano de 2018, passou por uma abrangente reestruturação, dividindo-se em quatro eixos principais: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Essa reformulação permitiu uma cobertura mais abrangente, envolvendo todos os profissionais dedicados à criação e produção de livros.

No âmbito das categorias, destacam-se reconhecidos gêneros literários como Romance, Contos, Crônicas, Poesia, além de segmentos específicos como Literatura Infantil e Literatura Juvenil, entre outros. Essa ampliação e diversificação das categorias refletem a riqueza e a pluralidade da produção literária brasileira, consolidando o Prêmio Jabuti como uma honraria abrangente e representativa no panorama cultural do país.

 

Confira os semifinalistas. Reverbere: https://www.premiojabuti.com.br/academico/semifinalistas-academico/

 

#fdusp #direitousp #premiojabuti #direito #livros

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000