A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

SanFran homenageia Ruy Barbosa em seu centenário de morte

Antigas alunas e antigos alunos da Faculdade que ganharam notoriedade profissional, intelectual, artística e política formam elenco grandioso, incomparável e estelar no cenário nacional. A Escola tem orgulho dessa tradição.

Como em qualquer âmbito, o passado também deixa sequelas e lições que cabe ao futuro reparar. Ao presente, como unidade resultante da diferença entre o passado e o futuro, compete alargar o horizonte das possibilidades de edificação de um País sempre mais livre, justo e igualitário. É isso o que mantem a “Velha Academia” sempre Nova e Vanguardista. Foi isso, também, o que marcou a vida pública e intelectual de Ruy Barbosa.

Seguramente, dentre seus antigos alunos, Ruy Barbosa figura na lista dos mais cultuados franciscanos de nossos quase duzentos anos de história. Exemplo de inteligência, cultura, argúcia, destemor e espírito público, Ruy é, com justiça, reverenciado em muitos espaços das Arcadas.

Quem adentra a Associação dos Antigos Alunos logo se depara com quadros, caricaturas, publicações e, até mesmo, frases de autoria desse grande brasileiro vindo da Bahia, pintadas nas paredes. Não é diferente no Gabinete da Diretoria. Lá existe apenas um quadro. De quem? Ruy Barbosa! Na parte frontal do “Salão Nobre”, engalanado com vários bustos, imagens e placas em homenagem a escritores e juristas formados no Largo de São Francisco, em lugar de destaque, quem figura ao lado de outro vulto da Escola – o Barão do Rio Branco – e do quadro de Dom Pedro II? Novamente, Ruy!

Hoje, no centenário de sua morte, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sua “Alma Mater”, rende mais uma homenagem ao antigo e eterno aluno Ruy Barbosa! Viva Ruy!

 

História marcada em prol dos brasileiros

Um dos mais importantes políticos e intelectuais brasileiros do século XX; Ruy Barbosa nasceu em Salvador (Bahia), em 5 de novembro de 1849. Depois de terminar o primário com louvor e mais rápido que seus colegas, mudou-se para São Paulo, onde iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1870.

Já advogado, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde além de exercer a advocacia também começou a atuar como jornalista.

Seu interesse pela política iniciou ainda na Faculdade de Direito, o que o levou a ser Deputado da Província, Deputado Geral e cinco vezes Senador.

Foi também Ministro da Fazenda (durante o Governo de Deodoro da Fonseca) e candidato à presidente da República.

Defensor dos Direitos dos cidadãos trabalhou com Joaquim Nabuco na luta abolicionista, em favor da libertação dos escravos. Outro marco importante foram suas proposições de reforma eleitoral e na educação.

Além disso, Ruy Barbosa escreveu algumas obras, como “Oração aos Moços”, discurso da turma de formandos da FDUSP. Também foi autor de “Atos Inconstitucionais do Congresso e do Executivo ante a Justiça Federal”; “Cartas de Inglaterra”; “O Código Civil Brasileiro”; e “O Dever do Advogado”; dentre outas significativas publicações para o Brasil.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000