Inauguração

Descerradas placas das Salas Alcides Jorge Costa e Antonio Roberto Sampaio Dória

O bom uso das Salas Alcides Jorge Costa e Antonio Roberto Sampaio Dória ganhou destaque na cerimônia de nominação (10/02) e descerramento de placas, dos professores titulares, respectivamente, de Direito Tributário e de Direito Financeiro. Familiares e demais presentes no Auditório Ruy Barbosa Nogueira aproveitaram para lembrar da trajetória acadêmica dos homenageados, bem como de suas contribuições ao mundo jurídico.

Os espaços foram planejados e subsidiados pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), por meio do Programa Adote uma Sala da Faculdade de Direito da USP.

Ao conduzir a abertura da solenidade, o diretor da FDUSP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto, assinalou que os locais dos quais o IBDT e seus membros são, em grande parte, responsáveis pela restauração e conservação, foram concebidos e implementados há quase dez anos. “Faço registrar que são duas salas muito usadas. Os familiares e os que prestam homenagem saibam que os nomes dos professores vão ficar referenciados, pois são muitos os alunos que fazem suas atividades aqui, e são informados da importância dos docentes que nominam esses espaços”, disse.

O professor Luis Eduardo Schoueri, Direito Tributário da FDUSP, lembrou que a ideia surgiu a partir pela percepção do IBDT de que o local precisava ser restaurado. A partir daí, o instituto assumiu a função de restaurar o Auditório e as Salas. Daí surgiram os primeiros passos para o Programa Adote uma Sala, de forma precursora, e desenvolvido na gestão do diretor Floriano de Azevedo Marques Neto, que tem como missão preservar o Prédio Histórico, ao mesmo tempo que o renova para o futuro.

Conforme explica Schoueri, antes de começarem as obras, os alunos foram ouvidos e apresentaram as necessidades para tornar as salas flexíveis. “Que grande acerto nós termos ouvido os alunos naquela época”, ressaltou. Para acrescentar que elas foram pensadas para serem multifuncionais, podendo ser usadas tanto individualmente quanto de forma conjugada ao Auditório.

Para cada um dos homenageados, Schoueri lembrou de marcas importantes. “Não é possível entender sobre competências tributarias sem fazer referência ao professor Sampaio Dória”, disse. “O que conhecemos hoje por ICM e ICMS, é tudo obra do professor Alcides”, acrescentou.

Em nome de Dória, o filho Eduardo Sampaio ressaltou que seu pai passou a vida toda na faculdade. Por sua vez, Sérgio de Freitas Costa ressaltou que seu pai ficaria contente em saber que divulgação de suas ideias está sendo propagada por meio dos estudantes da São Francisco.

Entre os presentes, juntaram aos amigos e parentes dos homenageados, o professor Celso Campilongo, vice-diretor e diretor eleito da FDUSP; e os docentes do DEF Fernando Facury Scaff, Paulo Ayres Barreto, Jose Maria Arruda de Andrade e José Maurício Conti.

Participar do Programa Adote uma Sala é muito simples. A diretoria da SanFran tem pré-estudo pronto, com orçamento de valor estimado para as próximas reformas.

Mande e-mail para fd@usp.br e saiba mais.