A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Filosofia do Direito
Filosofia do Direito

Juliano Maranhão está no time de juristas para elaborar PL de Inteligência no Brasil

A contribuição dos professores da Faculdade de Direito da USP, no sentido de ampliar e aperfeiçoar as legislações brasileiras, tem sido expandida ao longo dos últimos tempos.

Juliano Maranhão, Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP, foi nomeado para integrar o time de juristas de Comissão no Senado Federal, responsável por elaborar o Projeto de Lei que regulamentará a inteligência artificial no Brasil.

De acordo com o docente, o PL é fundamental para consolidar no Brasil o avanço de uma Inteligência artificial confiável. “O trabalho será essencial para alcançarmos uma legislação de acordo com as demandas nacionais”, assinalou.

Conforme relata o ofício de nomeação, a Comissão de Juristas será responsável por subsidiar a elaboração de minuta de substitutivo para instruir a apreciação dos Projetos de Lei nºs 5.051, de 2019, 21, de 2020, e 872, de 2021, que têm como objetivo estabelecer princípios, regras, diretrizes e fundamentos para regular o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil.

Das justificativas, o texto ressalta “a complexidade técnica, jurídica e moral da ampliação de tecnologias de inteligência artificial como instrumentos auxiliares na tomada de decisões pelos poderes públicos e agentes privados”

Compõem a Comissão 18 integrantes-membros, que será presidida pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, Superior Tribunal de Justiça. São eles: Laura Schertel Ferreira Mendes (relatora); Ana de Oliveira Frazão; Bruno Ricardo Bioni; Danilo Cesar Maganhoto Doneda; Fabrício da Mota Alves; Miriam Wimmer; Wederson Advincula Siqueira; Claudia Lima Marques; Maranhão; Thiago Luís Santos Sombra; Georges Abboud; Frederico Quadros D' Almeida; Victor Marcel Pinheiro; Estela Aranha; Clara Iglesias Keller; Mariana Giorgetti Valente; e Filipe Medon;

O prazo para conclusão dos trabalhos será de 120 dias, a partir da instalação da Comissão. Neste sentido, o grupo elaborará regulamento para disciplinar os seus trabalhos, inclusive o recebimento de sugestões da sociedade civil e a realização de seminários e audiências públicas.

 

Confira detalhes

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000