Em caso de emergência de segurança, seja ela qual for, a Universidade de São Paulo tem um sistema para auxiliar todos os entes ligados à instituição, estudantes, docentes, servidores. Por meio do aplicativo “Campus USP” é possível uma comunicação rápida e eficaz com a Central de Operações da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, bem como as Prefeituras dos Campi.
O sistema permite que sejam informadas ocorrências envolvendo problemas de segurança e administrativas, 24 horas por dia. Entre as ocorrências estão violência contra a mulher, furtos, atividade suspeita, vandalismo, emergências médicas e demais. O sistema já está em funcionamento na Faculdade de Direito da USP e é muito fácil de ser baixado: basta procurar por “Campus USP” em seu smartphone.
Conforme explica o chefe de segurança Supervisor de Serviço da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária USP, Jucelino Tadeu França Ponicena, o sistema é de fácil instalação e tem assegurado que o usuário do sistema pertence aos quadros uspianos.
Ele destaca que para fazer o download do aplicativo, deve ser fornecido o número do celular, para instalação. Ao abri-lo, para login, o sistema exige o número USP. “Não tem como ser utilizado por outra pessoa, da mesma forma evita possíveis trotes, pois o nome deve estar cadastrado”, diz.
Ponicena acrescenta que a identidade do usuário é mantida, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. “As informações pessoais serão acessadas diretamente pela base de dados da universidade, mantendo o sigilo”, acrescenta.
Ele acrescenta, no entanto, a importância de se ter sempre o número de emergência do campus. O da Faculdade do Largo de São Francisco é (11) 3111-4038.
Durante a apresentação, os participantes fizeram o teste e foram prontamente atendidos. Caso ocorram várias ligações ao mesmo tempo, a chamada é direcionada para a Central da Cidade Universitária. “Quando o sinal cai na Central o procedimento é o mesmo. A guarda é acionada por meio de rádio”.
É importante lembrar que o raio de ação do aplicativo é próximo da Unidade. Porém, existe um modo no aplicativo de alerta, durante um deslocamento. A função permite que, em caso de perigo real, ao agitar o celular a Guarda Universitária será acionada. Claro que, para isso, é preciso que a localização esteja habilitada. Isso possibilita que o mapa informe onde está havendo o problema. Em caso de a Guarda não poder ajudar, será acionada a Polícia Militar.
Um segundo passo do sistema de segurança em implantação é o treinamento da vigilância.