Educação

Livros contam parte da história dos 90 anos da USP, a serem comemorados em 25 de janeiro

Entre as publicações estão a trajetórias dos Reitores e autonomia universitária, ambas com participação direta da FDUSP

A trajetória da Universidade de São Paulo, que completa 90 anos neste 25 de janeiro de 2024, terá várias iniciativas para marcar a data. Dentre as quais está a publicação de uma seleção de livros que contam a história da instituição, de seus reitores e de várias de suas unidades. A principal está no livro os reitores da Universidade de São Paulo, edição em formato aberto pela Edusp, 232 páginas.

A obra destaca o primeiro Reitor Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-Reitor, Antonio de Almeida Prado, respectivamente, da Faculdade de Direito e da Faculdade de Medicina, unidades que antecedem a criação da própria universidade.

Para se ter uma ideia, a FDUSP completará, em 2027, 200 anos – mais do que o dobro.

Voltando à publicação, ela tem por objetivo contar a história da USP ao longo de quase nove décadas a partir do olhar de seus reitores. Mas não se trata de uma coletânea de biografias, sim relatos de vida, contados por eles próprios, quando possível, ou por seus familiares. Dividido em 28 capítulos, cada um deles dedicado a uma gestão, de 1934 até 2018.

Outra publicação é “Autonomia Universitária na USP”, volumes 1 (1934-1969) e 2 (1970-2004), que foi organizada pela professora Nina Ranieri, Direito do Estado da FDUSP; Edusp, 402 páginas. Ele retrata as atas das sessões do Conselho Universitário, parte importante da memória da USP, registrando as discussões e as deliberações do órgão máximo da Universidade.

Os documentos tratam de diversos assuntos referentes à vida universitária e à educação no País, destacando-se o tema da autonomia universitária, debate recorrente na USP desde sua fundação.

Confira mais detalhes. Reverbere: https://abre.ai/hTht

#fdusp #usp #memoria #90anosusp #usp90