“Das Arcadas à Semana de 22”, o papel da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na Semana de Arte Moderna de 1922 está expresso em exposição inaugurada (24/03). Entre os presentes, o Secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa; e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Marli Quadros, foram recebidos pelo diretor da FDUSP, Celso Campilongo, e a curadora da mostra, professora Ivette Senise Ferreira.
Ambos lembraram da trajetória de nomes de antigos alunos e de professores da SanFran, que fizeram parte da Semana de 1922, como Oswald de Andrade. “Temos um acervo significativo de obras, que recebemos de modernistas, com dedicatórias que vocês verão apenas aqui”, assinalou Campilongo, ressaltando que é um verdadeiro museu que conta a história nacional.
Aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a realização da mostra, dentre as quais, a diretora da Biblioteca Maria Lúcia Beffa, aos membros da Comissão do Museu, presidida por Senise. A docente acentuou que há anos a instituição vem realizando várias atividades, demonstrando a importância da faculdade na vida pública. “A Semana de 22 teve a participação não apenas de inúmeros bacharéis, mas também de pessoas que frequentavam as dependências da Faculdade”, disse.
A inauguração foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Antigos Alunos, José Madia de Souza, dentre outras autoridades. Também contou com a presença da professora Lilia Schwarcz (FFLCH), de Cristiane Zanetti da Costa, e visitantes de outros municípios e estados.
Conforme exposto na apresentação da exposição, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, criada pouco depois da emancipação política brasileira, constituía-se num centro efervescente de debates sobre as questões nacionais. Assim, seus numerosos bacharéis passaram a contribuir para a construção em torno de rediscutir o país. Abrindo, assim, caminhos para a Semana de Arte Moderna, marco nacional de luta pela redemocratização do país.
A mostra retrata, inclusive, eventos culturais realizados no Teatro Municipal, organizados por antigos alunos da SanFran.
Visitação, até final deste ano. Sala São Leopoldo, 1º andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro, São Paulo.