A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Meio Ambiente
Meio Ambiente

Alunos da disciplina Direito Internacional Ambiental plantam árvores para ampliar a luta contra a descarbonização

Ação aconteceu na Subprefeitura da Freguesia do Ó e projeto será incorporado de forma permanente às atividades de extensão da FDUSP

 

Um projeto que visa a ampliar o trato com a humanidade, por meio da preservação ambiental e do clima, o “Embaixadores do Meio Ambiente” será incorporado de forma permanente às atividades de extensão da Faculdade de Direito da USP. A iniciativa se dará no âmbito da disciplina de Direito Internacional Ambiental, coordenada pelo professor Wagner Menezes, Direito Internacional da FDUSP.

Partiu da diligência de descarbonização desempenhada com alunos da Graduação e Pós-Graduação da SanFran, realizada sábado (28/06), na Subprefeitura da Freguesia do Ó. A coordenação das ações é da Prefeitura de São Paulo por meio das Subprefeituras. Ao todo, foram plantadas cem árvores nativas da Mata Atlântica.

De acordo com o engenheiro ambiental, Danilo Augusto da Silva, coordenador do Projeto São Paulo pelo Clima da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, a quantidade de CO? que 100 árvores da Mata Atlântica absorvem em 30 anos depende de diversos fatores. Entre os quais, estão a espécie da árvore, as condições do solo, o clima e o manejo da área. “No entanto, com base em médias gerais, é possível estimar que essa ação dos alunos contribuirá para a absorção de cerca de 25 mil kg de CO?, o equivalente a 25 toneladas”, disse.

De acordo com o professor Wagner Menezes, o ensino do Direito Internacional Ambiental deve ir além da teoria e se concretizar em ações sociais. “Foi uma experiência edificante. Em conjunto com meus alunos, pretendo ampliar o programa e envolver outros professores e estudantes da Faculdade em iniciativas sociais”, disse.

Além do plantio, o grupo assumiu o apadrinhamento ambiental da região da Brasilândia, um bairro que enfrenta graves déficits sociais e ambientais. “Nossa ideia é desenvolver diversas ações, como palestras ministradas pelos alunos, voltadas à promoção de uma cultura de paz, além do plantio de um número ainda maior de árvores”, acrescentou o docente da FDUSP.

 

#fdusp #direitousp #direitoambiental #clima #meioambiente #situacaoclimatica

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000