Especiais

Territórios e fronteiras é tema em debate na disciplina Juristas Brasileiros em Perspectiva Global

O embaixador Synesio Sampaio Goes Filho é o convidado da aula aberta da disciplina “Juristas Brasileiros em Perspectiva Global” da Faculdade de Direito da USP, coordenada pela professora Elza Boiteux, Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP. O encontro acontece nesta sexta-feira (01/10), das 09h00 às 12h00. O tema central a ser tratado é “Territórios e Fronteiras”.

Formado pela FDUSP, turma de 1964, e diplomata entre os anos de 1967 e 2009, foi presidente da Fundação Alexandre de Gusmão e chefe de gabinete dos ministros Fernando Henrique Cardoso e Celso Lafer.

Dentre tantas contribuições para o Estado Brasileiro, é autor da obra “Navegantes, bandeirante, diplomatas – Um ensaio sobre a formação das fronteiras do Brasil”, de 1982; e de “Fronteiras do Brasil”, publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão na coleção “Em Poucas Palavras”. Para além, é acadêmico da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira de nº 19.

Em um de seus de seus mais recentes trabalhos, Goes Filho trata daquele que é considerado marco da diplomacia brasileira. “Alexandre de Gusmão, o Estadista que desenhou o mapa do Brasil” assinala que Gusmão foi um dos nomes mais importantes para a história brasileira, embora não seja conhecido do grande público e não tenha o seu papel legitimado nos livros e escolas. "A histórica diplomática do Brasil começa com ele, em 1750. Foi o homem que negociou a propriedade de dois terços do nosso atual território”, acentua.

“Juristas Brasileiros em Perspectiva Global” tem como missão discutir os mais diversos problemas da sociedade, especialmente neste período de pandemia da covid-19. Dentre os quais, imigração, racismo, invasões de privacidade, ofensas e fraudes, por meio das redes sociais etc., e a reflexão acadêmica.

Transmissão pelo canal do YouTube da Faculdade de Direito da USP. Assista, compartilhe: www.eb4.co/usp