Especiais

Iniciadas aulas dos Cursos de Verão; interessados podem acompanhar pelo YouTube

Edição e foto: Kaco Bovi

O primeiro dia de aulas dos Cursos de Verão na Faculdade de Direito da USP reuniu professores e estudantes nas modalidades online (para os inscritos pelo Zoom e ouvintes por YouTube) e em sala de aula (Conselheiro Crispiniano/presencial), com exposições e apresentações dos professores Júlia Lenzi Silva, do DTB; Sérgio Salomão Shecaira, Helena Lobo da Costa e Jéssica Sponchiado, do DPM; José Eduardo Faria e Elza Boiteux e Lucas Amato, do DFD.

Na abertura dos trabalhos, o diretor da FDUSP, professor Celso Fernandes Campilongo, ressaltou que esta primeira experiência serve de canal para todos os próximos anos. A partir de agora, a instituição possa ampliar o oferecimento dessa versão. Quem se inscreveu (com direito a emissão de certificado) e não recebeu o link deve mandar e-mail para lucas.amato@usp.br .

Quanto às três primeiras áreas escolhidas para essa estreia, ressaltou que a escolha foi feita como uma forma de prestigiar às professoras e professores recém-ingressos na docência da SanFran (Júlia, Jéssica e Amato).

Para além, assinalou o número de estudantes. “Quero ver se nos próximos anos, conseguimos oferecer nove cursos, um por Departamento”, disse. É uma oportunidade participar de um curso como este, especialmente para os alunos de fora”, acrescentou. Campilongo falou ainda da alegria de ter neste ano a primeira formatura de cotista na Faculdade. “É um marco histórico”, afirmou.

Entre alguns dos temas apresentados por Júlia Lenzi abordou questões sobre pesquisas em Direito Previdenciário, o Regime Geral de Previdência Pública Brasileira, bem como a posição da Organização Internacional do Trabalho.

Por sua vez, Helena Lobo falou sobre o caminho do Direito Ambiental como estivemos e como estamos. “O Direito Penal Ambiental tem uma característica muito própria no sentido de não ter algo tradicionalmente objeto do Direito Penal”, disse.

Já Eduardo Faria traçou uma linha do tempo entre as sociedades industrial, em transição e informacional. Entrando nas mudanças nos principais paradigmas evolutivos.

As aulas prosseguem na terça-feira (31), com “Tercerização em debate: abordagem crítica sobre os múltiplos aspectos envoltos no reconhecimento de sua legalidade”, pela mestranda Thamíris Evaristo Molitor; “A prisão no Brasil contemporâneo: aspectos sociais e jurídicos”, a cargo da professora e vice-diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara; e “Filosofia e Ciência: o papel da verdade”, com a professora Elza Boiteux.

Transmissão pelo Canal do YouTube: https://www.youtube.com/@FaculdadedeDireitodaUSP

Informações adicionais: https://bit.ly/409miTt

#fdusp #direitousp #direitopenal #direitodotrabalho #filosofiadodireito