Especiais

Membros da Academia de Letras da Faculdade de Direito guardam a história nacional em diversas áreas da sociedade

Preservar e ampliar a história da Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP tem sido uma das ações tomadas pelas atuais diretorias das instituições (FDUSP e Academia), especialmente neste período que se aproximam as comemorações dos 200 anos da criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, por meio do decreto de 11 de agosto de 1827. Parte dessa história está registrada nos nomes que passaram pela SanFran e fizeram parte da ALFD, e deixam e deixaram seus legados para a cultura e política nacional.

Fundada em 1932 por um grupo de jovens, liderados por Joaquim Eugênio de Lima Neto, envolvidos com os ideais culturais da Revolução Constitucionalista, a Academia foi importante espaço para discussão de artes, literatura, política e sociedade nas Arcadas.

Dessa entidade cultural, mais antiga que a própria USP, saíram diversos nomes de impacto na construção da sociedade. Na questão jurídica, estiveram presentes na idealização de Constituições. No campo artístico, escritores modernistas, dramaturgos, poetas. Na política, diplomatas, deputados, governadores e presidentes da República. Isso sem falar nas demais áreas de atuação nacional e internacional.

Para comemorar esse feito, a Academia está resgatando a história dessas personalidades. Sua atual diretoria, presidida pela estudante Vitor Basso, aliada à diretoria da FDUSP, com Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, destacam alguns nomes.

Entre os quais estão a escritora Lygia Fagundes Telles (secretária-geral); o político Ulysses Guimarães - Presidente da Assembleia Nacional Constituinte que originou a Constituição Cidadã de 1988. Jânio Quadros (tesoureiro), presidente da República; Claudio Lembo (redator) Governador de São Paulo; Dalmo Dallari (presidente), renomado jurista; escritora Carolina de Jesus (membro honorária), autora da obra "Quarto de Despejo". Também estão na história, o jurista Goffredo Silva Telles Jr. (redator), Carta aos Brasileiros; jurista e ex-ministro Almino Afonso (redator e orador); escritora Renata Palottini (membro Honorária). Miguel Reale, jurista, professor Reitor da USP.

A Academia também destaca nome de alguns professores que fazem e fizeram parte dessa história. dentre os quais estão Eunice Prudente, Eneas Oliveira, Gilberto Bercovici, Sergio Salomao Shecaira, Jose Maria Andrade, Sidnei Beneti, Samuel Barbosa, Caio Gracco, Masato Ninomiya, , Solano Camargo, José Alckmin, Napoleao Mendes, Belfort de Matos, e demais.

#fdusp #direitousp #academiadelestras #literatura #direito #judiciario #politica #executivo #legislativo