Educação

"Se o presente é de luta, o futuro nos pertence", diz Mariana Belussi, na posse da nova diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto

Edição: Kaco Bovi

“Agradeço a todos que contribuíram para este projeto coletivo, que dedicaram tempo e esforço para torná-lo realidade. Agradeço àqueles que ouviram nossas propostas no Pátio das Arcadas, vestiram a camisa e às franciscanas e aos franciscanos que depositaram sua confiança neste projeto. Convido cada um de vocês a se unir a nós na continuidade desta construção. Se o presente é de luta, o futuro nos pertence! Unir a São Francisco e reconstruir o XI de Agosto!”. Assumindo a responsabilidade de união e de retomada da luta histórica da instituição, a nova Diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, foi solenemente empossada (18/01).

O discurso de sua atual presidente, Mariana Belussi, na Sala dos Estudantes, foi dividido em três períodos, em que falou de grandes momentos políticos no País; da coletividade e de reconstrução, para restaurar o prestígio e eficiência no Largo de São Francisco.

Observada pelos presentes, dentre os quais diretores da FDUSP, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara; os juristas Belisário dos Santos Jr., Luiz Eduardo Greenhalgh; e o jornalista Eugênio Bucci, o frei David, o deputado federal Eduardo Suplicy, a professora Maria Paula Dallari Bucci (DES-FDUSP) deu início às falas. A docente destacou a importância de os estudantes participarem de movimentos estudantis.

“(o Centro Acadêmico) É uma escola, ela ensina você a discutir, a falar, a argumentar”, afirmou. Falou da ampla diversidade existente na FDUSP, e de vários desafios, como a questão ambiental, a vivência de tecnologias e os enfrentamentos que os jovens alunos terão pela frente para manter a democracia em sua plenitude.

Por fim, acrescentou que é o momento de festejo para todos os integrantes, mas especialmente para Belussi, a 11ª presidente eleita na mais importante e mais antiga agremiação estudantil do País. “Depois que uma mulher chega no posto de direção, não é o ápice, é quase o começo do caminho. O Brasil tem índices vergonhosos de representação política. Em matéria de representação das mulheres, estamos muito atrasados”, asseverou.

Por sua vez, Campilongo enfatizou a responsabilidade da Faculdade de Direito da USP e do Centro Acadêmico de levar adiante vários projetos. “Assim como a Faculdade tem uma série de desafios pela frente, a diretoria do XI tem também. É importante que o XI saiba o que pensa a Faculdade e que mantenha sempre respeitada a sua autonomia, independência e liberdade de crítica e que mantenha um diálogo aberto com a diretoria.

Destacou algumas atividades importantes. Dentre as quais o projeto de criação de um Centro de Estudos sobre o Ensino Jurídico e lembrou que vários professores foram convidados para compor uma comissão nacional do MEC para rever a legislação sobre o Ensino Jurídico, duas integrantes presentes na cerimônia: as professoras Ana Elisa e Maria Paula. “É a Faculdade com maior número de representantes”, observou. “A FDUSP está muito preocupada com este tema e acha importantíssimo que CA XI de Agosto possa compartilhar essas preocupações”.”

Ainda na questão do ensino jurídico, o diretor ressaltou a criação do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas e dos projetos “Adote um Aluno”, “Adote uma Sala” e o “Sempre SanFran”, este último idealizado pela advogada Barbara Rosenberg, que estava presente na cerimônia, ao lado do ex-diretor Floriano Marques Neto.

Suplicy pontuou os momentos de lutas das Arcadas pela democracia, pela sociedade e pelos Direitos Humanos. E recordou do período que foi presidente do Centro Acadêmico da Escola de Administração de Empresas do Estado de São Paulo, quando o Brasil estava sob ataque com o Golpe Militar de 1964.

A antiga aluna Bianca Borges ressaltou o orgulho de ter feito parte do CA XI. Lembrou do palco de lutas das Arcadas. “Especialmente neste ano que nós ‘descomemoramos’ os 60 anos do Golpe Militar”, acentuou.

Também tiveram falas a vereadora Luna Zarattini; Diego Ferreira, representando a União Nacional dos Estudantes; e o vice-presidente da Associação dos Antigos Alunos, Rui Camina. “Os momentos de estudantes foram os que marcaram parte da minha vida, disse Camina.

Além dos aspectos políticas, ele lembrou assinalou para Mariana, a 11ª presidente mulher do Centro: “Você casou com esse número cabalístico que é o XI de agosto. Além dessa carga política que terá em toda sua gestão, o XI também é feito de amizade, de dedicação, de tempo junto. É o momento de viver a Faculdade”.

Entre os vídeos apresentados; alguns históricos, como a luta contra o Golpe Militar, as mobilizações pelo fim do voto secretol, pelas Diretas Já!. No final, uma fala enviada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. “Fundado em 1903, o Centro Acadêmico consolidou-se com uma das mais importantes agremiações universitárias, durante seus mais de 100 anos de história. Quero saudar a todos os integrantes da diretoria da 121ª gestão. Entidade sempre presente nas lutas em defesa da democracia, um dos pilares das vozes de resistência e de coragem dos estudantes do Brasil. A FDUSP é um orgulho de todos os brasileiros, um patrimônio do País. Que continue na vanguarda”, disse.

Ao lado de Mariana Belussi (presidente) estão Beatriz Alencar e Lucas Padilha (diretoria geral); André Bacelar e Arthur Guerra (tesoureiros); Isabel Paula (secretaria de organização); Júlia Wong (secretaria geral); e Lucas Capuchinho, Marina Melo e Lucas Mendonça (suplentes).

Confira cerimônia pelo Instagram. Dissemine, reverbere: faculdade_de_direito_da_usp .

#fdusp #xideagosto #caxideagosto #democracia #estudantil #movimentoestudantil